GPS Brasília comscore

Ex-CEO da Hurb é preso por furto de obras de arte no Rio de Janeiro

João Ricardo Mendes já havia se envolvido em polêmicas públicas e já responde a processos na justiça

O empresário João Ricardo Rangel Mendes, ex-CEO e fundador da empresa de turismo Hurb (antigo Hotel Urbano), foi preso neste sábado (26) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, acusado de furtar obras de arte de um hotel de luxo e de um escritório de arquitetura localizado dentro de um shopping na Barra da Tijuca. As peças, avaliadas em mais de R$ 23 mil, foram em sua maioria recuperadas em um apartamento onde o suspeito estava hospedado.

De acordo com a investigação da 16ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca), os dois crimes ocorreram em momentos distintos, mas as imagens de segurança e outros indícios levaram à conclusão de que se tratava do mesmo autor. A polícia afirma que Mendes utilizou a mesma motocicleta nos dois furtos e tentou fugir pelo terraço da residência de luxo onde foi localizado, mas acabou sendo capturado. No local estavam três esculturas de cerâmica e um quadro, ainda faltando uma pintura a ser recuperada.

Fundador do Hurb, Mendes começou a empreender aos 18 anos e ficou conhecido no setor de tecnologia e turismo ao criar uma das maiores plataformas de viagens do país. Após mais de uma década à frente da empresa, deixou o cargo em meio a uma crise de imagem, marcada por reclamações de clientes e hoteleiros, além de atitudes polêmicas em vídeos publicados nas redes sociais. Em um deles, o empresário chega a ameaçar verbalmente um consumidor, ironizando que ele deveria estar “satisfeito por não viajar”.

A polícia segue em diligências para encontrar a última obra de arte ainda não recuperada. Até o momento, a defesa de João Ricardo Mendes não foi localizada pela imprensa.

Além da prisão por furto, Mendes é alvo de diversas ações judiciais movidas por consumidores que alegam não terem sido reembolsados após o cancelamento de pacotes de viagens contratados com a Hurb. Durante a gestão dele, a empresa foi alvo de investigações e denúncias de práticas abusivas e violações do Código de Defesa do Consumidor.

 

Polêmica com filho de Pedro Scooby

Além das polêmicas com clientes, Mendes já havia ganhado as manchetes por outro episódio controverso: um vídeo em que aparece correndo com um lança-chamas atrás de um dos filhos da atriz Luana Piovani com o surfista Pedro Scooby. O caso ocorreu em 2022, mas viralizou em março deste ano. Luana disse ter ficado “estarrecida”, enquanto Scooby afirmou que hoje não permitiria esse tipo de brincadeira. Mendes é amigo do surfista, e nas redes sociais chegou a compartilhar outras imagens usando o equipamento, fabricado pela The Boring Company, de Elon Musk.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.