GPS Brasília comscore

STF forma maioria para condenar mulher que pichou “Perdeu, mané” em ato golpista do 8 de Janeiro

Débora Rodrigues é acusada de participar da invasão aos Três Poderes e de depredar a estátua "A Justiça", em frente ao Supremo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (25) para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, acusada de envolvimento nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023. A mulher ficou conhecida por ter pichado a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, localizada em frente ao prédio principal do STF, em Brasília.

O julgamento, que ocorre no plenário virtual da Turma, havia sido interrompido no mês passado após um pedido de vista do ministro Luiz Fux. Com a devolução do caso, a análise foi retomada e, até o momento, o placar está em 4 votos a 0 pela condenação. Resta apenas o voto da ministra Cármen Lúcia.

Embora todos os ministros que já votaram sejam favoráveis à condenação, há divergência quanto ao tempo de pena. O relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino propuseram 14 anos de prisão, enquanto Cristiano Zanin sugeriu 11 anos.

Já Luiz Fux divergiu parcialmente e defendeu pena de apenas um ano e seis meses de prisão, restrita ao crime de deterioração de patrimônio tombado. Para Fux, não houve provas suficientes de que a acusada tenha participado diretamente dos atos golpistas ou atentado contra a democracia. “O que se colhe dos autos é a prova única de que a ré esteve em Brasília e que confessadamente escreveu os dizeres ‘Perdeu, mané’ na estátua já referida”, afirmou o ministro.

O julgamento ficará aberto até o dia 6 de maio, prazo final para que todos os ministros da Primeira Turma registrem seus votos.

Débora Rodrigues está em prisão domiciliar desde março, após decisão do ministro Alexandre de Moraes que atendeu a um pedido da defesa. Ela cumpre as medidas em sua residência, na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

Uso excessivo de eletrônicos, falta de acompanhamento médico e luz …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.