GPS Brasília comscore

Ibaneis amplia programa para acolhimento de moradores de rua com foco em qualificação e dignidade

Segundo o governador, Brasília foi uma das unidades da federação que menos registrou aumento no número de pessoas vivendo nas ruas

O Governo do Distrito Federal (GDF) está avançando na construção de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua. Segundo o governador Ibaneis Rocha, em entrevista exclusiva ao GPS | Brasília, a capital federal foi uma das unidades da federação que menos registrou aumento no número de pessoas vivendo nas ruas, mesmo com os impactos severos da pandemia. Dados de uma pesquisa recente, segundo ele, indicam um crescimento de 19%, percentual abaixo do observado em outras capitais brasileiras.

Durante coletiva, o chefe do Executivo destacou os desafios enfrentados após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu critérios mais rigorosos para o acolhimento de pessoas em situação de rua.

“Você não pode simplesmente chegar e retirar ele da rua. É necessário oferecer uma rede de serviços e garantir dignidade nesse processo”, afirmou.

Modelo apresentado ao STF

O governador informou ainda que o DF foi o único Estado a apresentar ao ministro Alexandre de Moraes e ao Ministério Público um programa completo de acolhimento. O projeto prevê, entre outras ações, a contratação de dois pontos de atendimento para acolher os moradores durante a noite, com banho, alimentação, assistência social e condições básicas de dignidade.

Entre as principais ferramentas dessa política está o RenovDF, um programa criado durante a pandemia em parceria com o Senai. Nele, moradores de rua e outras pessoas em vulnerabilidade são capacitados profissionalmente enquanto atuam na recuperação de equipamentos públicos da cidade.

Na manhã desta semana, o governo celebrou a conclusão de mais um ciclo do projeto. Foram formadas 1.148 pessoas, entre elas, 130 ex-moradores de rua que deixaram a situação de vulnerabilidade após a qualificação.

Assista:

“Eles voltam a conviver em grupo, recuperam a autoestima e saem com um diploma do Senai em mãos”, afirmou o governador.

Cada participante recebe uma bolsa mensal equivalente a um salário mínimo durante os três meses de curso, o que, segundo ele, é suficiente para alugar um quarto e sair da rua.

Meta é ampliar para 300 beneficiados

Com o sucesso da iniciativa, a próxima etapa do RenovDF já tem data para começar: será lançada na próxima semana e a expectativa é ampliar o número de vagas para 300 moradores de rua. A seleção será feita pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Justiça.

“Acreditamos que é possível encerrar o ciclo da moradia de rua desde que haja atendimento completo e digno. E pedimos paciência da população, porque não é um trabalho simples, mas é necessário e deve ser feito com cautela”, finalizou o governador.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Conheça os lançamentos que estão transformando o ato de brindar …

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.