A população do Distrito Federal poderá contar com mais uma ferramenta tecnológica voltada à segurança. Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Uber será oficialmente lançado nesta quinta-feira (24), às 15h, na sede do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
A iniciativa prevê a integração do sistema RapidSOS com a plataforma da Uber, possibilitando o envio automático de dados dos veículos, motoristas e localização em tempo real para as forças de segurança, sempre que houver um acionamento de emergência via aplicativo.
A medida busca agilizar o atendimento a ocorrências e aumentar a proteção tanto para motoristas quanto para passageiros.
O ACT também contempla a adaptação tecnológica dos sistemas utilizados, capacitação dos agentes envolvidos e atuação em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Segundo a SSP-DF, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com o uso de soluções digitais avançadas para prevenção de crimes e promoção da segurança urbana.
A ação está inserida nos eixos Cidade Mais Segura e Cidadão Mais Seguro, pilares do programa Segurança Integral. O projeto articula a atuação conjunta entre governo e sociedade civil, com foco na redução da criminalidade, fortalecimento da sensação de segurança e promoção dos direitos humanos.