GPS Brasília comscore

Com recusa de Pedro Lucas, União Brasil indica e presidente da Telebras assume Ministério das Comunicações

Frederico de Siqueira Filho é o novo nome sugerido a Lula após recusa do deputado federal; decisão foi chancelada pelo petista

O União Brasil oficializou, nesta quarta-feira (23), a indicação de Frederico de Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, para assumir o Ministério das Comunicações. A escolha foi anunciada pelo presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, como uma alternativa técnica e alinhada aos interesses do partido.

A definição ocorre após o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA), inicialmente cotado para a vaga, “recusar” o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar, que é líder do União Brasil na Câmara, agradeceu a confiança do presidente, mas afirmou que acredita contribuir melhor ao governo em sua atuação no Legislativo.

“Continuarei atuando com firmeza no Parlamento, buscando consensos, defendendo a boa política e acreditando que o respeito às diferenças é o que fortalece nossa democracia”, declarou Pedro Lucas. Ele também apresentou desculpas formais a Lula e reforçou seu compromisso com os brasileiros, especialmente os mais vulneráveis.

Sem titular desde o pedido de demissão de Juscelino Filho, no último dia 9 de abril, o Ministério das Comunicações passou a ser disputado internamente pelo partido. A indicação de Frederico foi articulada por meio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que levou o nome ao Palácio do Planalto.

A decisão final sobre a nomeação foi chancelada pelo presidente Lula, que  avaliou o perfil técnico do indicado e o impacto político da escolha. Frederico é apontado por lideranças partidárias como um nome de consenso, com trânsito no setor e conhecimento técnico para comandar a pasta estratégica.

A negativa de Pedro Lucas, por sua vez, foi compreendida dentro do União Brasil como um gesto de fortalecimento da sua liderança na Câmara dos Deputados.

A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil”, destacou o deputado.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI