Concebido por uma sugestão do então presidente do Brasil à época, Epitácio Pessoa, a estrutura imponente neoclássica do Copacabana Palace continua a deslumbrar quem se hospeda nos requintados quartos do hotel, construído em 1923 pelo empresário Octávio Guinle. A hospedagem à beira-mar na Cidade Maravilhosa foi projetada pelo arquiteto francês Joseph Gire, que se inspirou em magníficos hotéis europeus, como o Le Negresco em Nice e o Carlton em Cannes.
Declarado Patrimônio Histórico Nacional e adquirido pelo grupo Belmond, a estrutura possui mais de 12 mil metros quadrados. Ao longo dos anos, diversas restaurações foram feitas para preservação da decoração clássica, que também possui elementos contemporâneos, e das estruturais originais. Recentemente, a fachada foi revitalizada para conservar todos os elementos da época em que o prédio foi erguido. Para realçar a beleza, o hotel também recebeu uma iluminação cênica e moderna em comemoração ao seu centenário.
Ao todo, o Copacabana conta com 220 apartamentos e suítes. Os quartos estão distribuídos entre o prédio principal e o anexo que foi construído 1948. Os dormitórios são decorados com móveis de madeira de mogno e freijó. Já os banheiros possuem revestimento mármore brasileiro rosa e branco.
As sete suítes da cobertura, as mais luxuosas do hotel, contam com tapetes orientais, delicados tecidos franceses, seleção de antiguidades, terraços e à piscina, a famosa Black Pool.
Já o Spa, que possui cerca de 900m², tem ambiente contemporâneo de linhas retas e decoração clean convidam ao descanso e ao bem-estar.
Com 332 poltronas em veludo verde-esmeralda, o Teatro Copacabana Palace passou por reforma recentemente. De acordo com a Belmond, o espaço faz parte do conjunto arquitetônico do Copacabana Palace tombado federal, estadual e municipal. Inspirados nos elementos originais, a reforma ressignificou as linhas sóbrias, elementos florais cordas, bem como os entalhes preciosos feitos à mão e todos os traços da decoração anterior.
O conceito do projeto do teatro, que valoriza a memória do espaço desde a sua fundação, tem materiais naturais destaques, entre eles, a madeira Pau Ferro, as arandelas dos camarotes em quartzo branco e quartzo verde.
Para percorrer o hotel, o elevador usado como local de selfies pelos famosos é todo em espelho com detalhes de madeira maciça e corrimão dourado.