GPS Brasília comscore

Com Ibaneis, livro sobre os 65 anos de Brasília é lançado e homenageia a democracia e a cultura brasileira

Obra idealizada pelo IDP e FGV Arte reúne textos e imagens que resgatam a história da capital federal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou na noite desta terça-feira (22) do lançamento do livro Brasília, a arte da democracia, realizado no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), na Asa Norte. A publicação presta homenagem aos 65 anos da capital federal e foi produzida em parceria com a FGV Arte, espaço artístico vinculado à Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro.

Durante o evento, o governador destacou a importância de iniciativas como essa para preservar a memória do país e fortalecer os valores democráticos.

O Brasil passou por um período sombrio de ditadura. Hoje vivemos o maior tempo de estabilidade democrática da nossa história e é preciso exaltar isso sempre, especialmente para os jovens”, afirmou Ibaneis.

Ele também revelou a intenção de criar em Brasília um Museu da Democracia, voltado para a preservação da memória política do país.

A cerimônia reuniu autoridades, empresários, artistas e intelectuais. O livro foi organizado pelo renomado crítico de arte Paulo Herkenhoff, que destacou o caráter coletivo do projeto. ]

Esse livro começou comigo, mas se expandiu com a colaboração de muitos artistas. Brasília é poesia construtiva, experimental. Todo artista brasileiro é, de certa forma, brasiliense”, declarou.

Entre os presentes, o ministro do Supremo Tribunal Federal e um dos fundadores do IDP, Gilmar Mendes, exaltou o papel transformador da capital: “Brasília mudou o Brasil, mudou a economia e a política ao ocupar o centro do país. A cidade nasceu quase como um milagre, construída em apenas quatro anos. É uma obra de gênio”, afirmou.

A publicação traz reflexões de especialistas em arte, arquitetura, história e política, além de fotografias e imagens de obras emblemáticas ligadas à construção da capital. A narrativa também presta tributo a personagens marcantes como Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Darcy Ribeiro, pilares na construção da identidade brasiliense.

Um dos destaques da obra é o olhar feminino que permeia sua concepção, centrado na cidade e na trajetória da escritora Vera Brant, ex-professora da UnB e confidente de JK. “Ela foi essencial na formação da sociedade brasiliense. É uma figura que precisa ser lembrada”, frisou Sidnei Gonzalez, presidente da FGV Conhecimento.

O arquiteto Paulo Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, também marcou presença e compartilhou sua conexão pessoal com a cidade. “Não nasci aqui, mas me sinto brasiliense. Cresci ouvindo meu pai contar as histórias de Brasília e tive o privilégio de trabalhar com meu avô. Este livro me toca profundamente”, disse emocionado.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.