A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realiza, nesta quarta-feira (23), mais uma edição da Quarta do Cidadão. A ação ocorrerá das 9h às 15h na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, e contará com a oferta de serviços gratuitos voltados, especialmente, ao público masculino em situação de vulnerabilidade social. Nesta edição, serão distribuídas 25 senhas para atendimento no local.
Com foco na inclusão e no acesso a direitos fundamentais, a iniciativa conta com apoio de órgãos do GDF e instituições parceiras. Entre os serviços disponíveis estão sessões extrajudiciais de mediação e conciliação, testes de DNA, orientações jurídicas e atendimentos sociais realizados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF também participa da ação, promovendo a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade, além de democratizar o acesso à Justiça e fortalecer o exercício da cidadania.
Segundo o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, a ação reafirma o compromisso da instituição com a inclusão. “É uma oportunidade de levar orientação e acesso à Justiça a homens em situação de vulnerabilidade. Cada edição é um passo a mais na garantia de direitos”, afirmou.
A programação inclui ainda vacinação oferecida pela Secretaria de Saúde (SES-DF), além de serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com orientações para cursos profissionalizantes, seguro-desemprego, microcrédito, emissão de CTPS digital e acesso a vagas de emprego. A estrutura será reforçada por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF), que também prestará suporte para a criação de perfis no GOV.BR.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) levará informações sobre programas habitacionais e regularização de imóveis. Já o Detran-DF marcará presença com ações educativas de trânsito, teatro interativo e serviços para regularização de documentos de veículos e condutores.
Outras instituições também se somam à iniciativa. A Caixa Econômica Federal prestará atendimentos bancários; o Instituto Diabetes Brasil realizará testes de glicemia e orientações sobre a doença; e a Sejus/DF oferecerá serviços do Na Hora.
A programação conta ainda com cortes de cabelo e barba gratuitos, distribuição de água potável pela Caesb e atendimento da Neoenergia, voltado à assistência social e comunitária.