As comemorações pelos 65 anos de Brasília foram marcadas por clima festivo, organização eficiente e, sobretudo, segurança. Durante os três dias de evento, de sábado (19) a segunda-feira (21), não houve registro de ocorrências graves. A atuação coordenada das forças de segurança foi estruturada a partir do Protocolo de Operações Integradas (POI), liderado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o planejamento foi iniciado ainda em 2024 e envolveu reuniões técnicas com representantes de diversos órgãos do GDF. “Foi uma operação detalhadamente preparada. Utilizamos tecnologias como câmeras e drones para garantir resposta rápida e cobertura total das áreas com maior circulação. O resultado foi uma festa segura para todos”, avaliou.
O monitoramento foi feito em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com apoio de aeronaves não tripuladas e videomonitoramento em pontos estratégicos, como a Esplanada dos Ministérios e entorno dos shows.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificou a presença em campo com apoio de tropas especializadas como a Cavalaria, Rotam, Choque, Bavop, BPCães, além do policiamento de trânsito e motopatrulhamento. Revistas pessoais foram realizadas nos acessos à Esplanada e mais de 300 itens proibidos foram apreendidos, incluindo armas brancas, sprays de pimenta, simulacros e porções de drogas.
“A PMDF se empenhou para garantir um ambiente pacífico. A presença das famílias nas ruas é a maior demonstração de que conseguimos cumprir nossa missão”, destacou a comandante-geral da corporação, coronel Ana Paula Barros.
Ocorrências
No total, foram registradas 171 ocorrências, sendo que 81% se referem a furtos, em sua maioria de aparelhos celulares. Também houve casos de resistência e embriaguez ao volante. As ações de trânsito ficaram sob responsabilidade da PMDF e do Detran-DF, com 685 abordagens veiculares e 637 testes do bafômetro. Desses, 56 condutores foram autuados por alcoolemia, 12 estavam inabilitados e 47 veículos foram removidos ao pátio.
“Combater a combinação entre álcool e direção é essencial para preservar vidas. Nossa atuação foi firme nesse sentido”, afirmou Glauber Peixoto, diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) também foi peça-chave para o sucesso da operação. Com 225 militares distribuídos em pontos estratégicos, a corporação atuou com viaturas de resgate, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. “O número reduzido de ocorrências mostra que a prevenção funcionou e que o evento foi conduzido com responsabilidade”, disse o comandante-geral Leonardo Raslan.
Entre os eventos simbólicos do fim de semana, a substituição da Bandeira Nacional, no sábado (19), na Praça dos Três Poderes, foi um dos destaques. O ato contou com desfile militar e foi organizado pelo cerimonial do GDF, reunindo representantes da PMDF, CBMDF e autoridades locais.
A Esplanada foi reaberta à circulação de veículos na madrugada desta terça-feira (22), após o encerramento oficial das festividades.