GPS Brasília comscore

Com segurança reforçada, aniversário de 65 anos de Brasília registra festa tranquila e sem ocorrências graves

Tecnologia, planejamento antecipado e integração entre forças garantiram tranquilidade durante os três dias de celebração

As comemorações pelos 65 anos de Brasília foram marcadas por clima festivo, organização eficiente e, sobretudo, segurança. Durante os três dias de evento, de sábado (19) a segunda-feira (21), não houve registro de ocorrências graves. A atuação coordenada das forças de segurança foi estruturada a partir do Protocolo de Operações Integradas (POI), liderado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o planejamento foi iniciado ainda em 2024 e envolveu reuniões técnicas com representantes de diversos órgãos do GDF. “Foi uma operação detalhadamente preparada. Utilizamos tecnologias como câmeras e drones para garantir resposta rápida e cobertura total das áreas com maior circulação. O resultado foi uma festa segura para todos”, avaliou.

O monitoramento foi feito em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com apoio de aeronaves não tripuladas e videomonitoramento em pontos estratégicos, como a Esplanada dos Ministérios e entorno dos shows.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificou a presença em campo com apoio de tropas especializadas como a Cavalaria, Rotam, Choque, Bavop, BPCães, além do policiamento de trânsito e motopatrulhamento. Revistas pessoais foram realizadas nos acessos à Esplanada e mais de 300 itens proibidos foram apreendidos, incluindo armas brancas, sprays de pimenta, simulacros e porções de drogas.

“A PMDF se empenhou para garantir um ambiente pacífico. A presença das famílias nas ruas é a maior demonstração de que conseguimos cumprir nossa missão”, destacou a comandante-geral da corporação, coronel Ana Paula Barros.

Ocorrências 

No total, foram registradas 171 ocorrências, sendo que 81% se referem a furtos, em sua maioria de aparelhos celulares. Também houve casos de resistência e embriaguez ao volante. As ações de trânsito ficaram sob responsabilidade da PMDF e do Detran-DF, com 685 abordagens veiculares e 637 testes do bafômetro. Desses, 56 condutores foram autuados por alcoolemia, 12 estavam inabilitados e 47 veículos foram removidos ao pátio.

“Combater a combinação entre álcool e direção é essencial para preservar vidas. Nossa atuação foi firme nesse sentido”, afirmou Glauber Peixoto, diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) também foi peça-chave para o sucesso da operação. Com 225 militares distribuídos em pontos estratégicos, a corporação atuou com viaturas de resgate, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. “O número reduzido de ocorrências mostra que a prevenção funcionou e que o evento foi conduzido com responsabilidade”, disse o comandante-geral Leonardo Raslan.

Entre os eventos simbólicos do fim de semana, a substituição da Bandeira Nacional, no sábado (19), na Praça dos Três Poderes, foi um dos destaques. O ato contou com desfile militar e foi organizado pelo cerimonial do GDF, reunindo representantes da PMDF, CBMDF e autoridades locais.

A Esplanada foi reaberta à circulação de veículos na madrugada desta terça-feira (22), após o encerramento oficial das festividades.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

“Uma das grandes belezas da arquitetura é que, a cada …

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI