Entre o cerrado de vegetação densa e cultura vibrante, floresceu o som de um saxofone que hoje emociona plateias em Brasília e até fora do País. Jonas Campelo, saxofonista que é meio brasiliense, meio goiano, começou sua trajetória musical ainda criança, guiado por uma curiosidade precoce e quase um “chamado”.
“Com oito anos de idade eu já gostava de música, ingressei na banda da minha cidade“, conta. Mas não foi com o saxofone que tudo começou. A escolha do instrumento veio em um momento que ele descreve como quase mágico: “Certo dia eu estava na igreja como de costume, e um som único mexeu comigo, era um saxofone! Apesar da pouca idade, já senti de imediato algo intenso, era um solo de saxofone tenor e ali, naquele momento, nascia mais um músico para o universo“, conta.

Foto: Vanessa Castro
Desde então, o sax se tornou mais que um instrumento para o artista, era quase a extensão da sua alma. “Eu também toco outros instrumentos por hobbie, mas com o saxofone sinto que me comunico mais intensamente com o público, percebo que pessoas de diversas idades entram em sincronia com a energia de vida, e são contagiadas através da música”, diz.

Foto: Vanessa Castro
Criado em Planaltina, Jonas traz no repertório uma mistura que reflete a diversidade cultural da capital: “Meus pais vieram de Goiás quando eu era bebê, então fui criado nesse cerrado de vegetação e cultura exóticas“.
Nos últimos anos, seu nome se consolidou no cenário musical da cidade. Convidado frequente para os mais diversos tipos de evento, ele vê no reconhecimento um combustível para seguir criando. “Com certeza é muito gratificante receber feedbacks positivos, pois eu me empenho continuamente ao criar ou interpretar cada apresentação. Pode parecer clichê, mas é isso mesmo, cada evento é personalizado e adaptado ao público e lugar“, ressalta.

Foto: Celso Junior
E a agenda está cheia, seja para confraternizações familiares, aniversários, casamentos e eventos corporativos.
Claro, nem tudo são notas e partituras bem ensaiadas — o improviso também faz parte do show e Jonas conta que já passou por diversas situações hilárias e curiosas. Um dos momentos que sempre marca o artista é quando sua emociona tanto que a pessoa não consegue segurar as lágrimas. “Acredito que dos momentos mais marcantes da minha história é quando posso entrar no mundo espiritual enquanto toco o sax“, revela.

Foto: Vanessa Castro
Mas há momentos que ficam marcados não apenas para o público, mas também para ele. “Alguns dos meus clientes acabam tornando amigos e lembram com saudades dizendo que os momentos ficaram eternizados na história de vida da família“, diz.

Foto: Vanessa Castro

Foto: Vanessa Castro
Novos horizontes
E para quem pensa que o som de Jonas Campelo se limita ao cenário local, há novos ares no horizonte. “Para o verão europeu deste ano, tenho uma tour de house music na agenda em alguns países: Suíça, Itália e talvez outros. Inclusive, estou produzindo para lançar uma música em italiano, com uma vibe animada e jovem, em parceria com uma dupla sertaneja de Brasília“, conta.
Com sensibilidade e criatividade, Jonas vai além do tradicional. Une a elegância do sax à energia de novos estilos, criando uma linguagem musical que é só dele. E ainda promete que vai ter mais novidades neste ano.