O Vaticano divulgou os detalhes das cerimônias fúnebres do papa Francisco, conforme as normas do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, que orienta os ritos funerários dos pontífices. A programação inclui o traslado do corpo, celebrações religiosas e o sepultamento do Papa em local sagrado, que vai ocorrer no próximo sábado (26), a partir das 10h (horário local, 5h de Brasília), na Praça de São Pedro. Nesta terça-feira (22), também foram divulgadas as primeiras imagens do papa no caixão
Nas imagens é possível ver diversos elementos litúrgicos e próprios da Igreja Católica. O caixão é feito de madeira e com revestimento de zinco. Francisco aparece usando um chapéu de papa e segurando um terço. O caixão se encontra na capela da Casa de Santa Marta, residência oficial do papa, e seguirá acompanhado por um soldado da guarda suíça até o dia do sepultamento.

Ao lado do corpo do Papa Francisco está o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano | Foto: Simone Risoluti/ Vaticano
Na quarta-feira (23), o corpo será levado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração conduzido pelo cardeal Kevin Farrell. A procissão passará por locais simbólicos dentro do Vaticano até chegar à Basílica, onde será iniciada a visitação pública diante do Altar da Confissão.
A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, às 10h, no átrio da Basílica de São Pedro. A cerimônia, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, marca o início do Novendiali, o período de nove dias de luto e orações em memória do papa. Após a missa, serão realizados os ritos solenes de despedida, encerrando oficialmente as exéquias.
Depois da cerimônia, o corpo do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado. Diversos líderes mundiais já confirmaram presença para prestar suas homenagens ao pontífice.
*Com informações do Vaticano