GPS Brasília comscore

Gilmar Mendes suspende processos sobre “pejotização” do trabalho

O STF firmará regras gerais sobre o assunto

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (14), a suspensão de todos os processos que discutem a contratação de trabalhador que atua como pessoa jurídica para a prestação de serviços, processo popularizado de “pejotização”. Ainda não foi informado quantos processos serão suspensos.

Neste tipo de contratação a pessoa física atua como empresa e isso pode ser visto como ludibriação aos direitos trabalhistas. Contratos assim são mais comuns em setores de entrega, imóveis, advocacia, artes, saúde e tecnologia.

O STF decidiu que será firmado um entendimento geral sobre essas relações de trabalho. Ainda não há data para o julgamento em que será avaliado: a validade dos contratos; a competência da Justiça do Trabalho para julgar os casos de supostas fraudes; definição sobre que recai o “ônus da prova”, ou seja, quem deve apresentar as provas da existência, ou não, da pejotização.

“É fundamental abordar a controvérsia de maneira ampla, considerando todas as modalidades de contratação civil/comercial”, afirmou Gilmar Mendes.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

“Uma das grandes belezas da arquitetura é que, a cada …

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI