Mesmo diante da alta nos preços, a tradição do chocolate ainda permanece firme entre os brasileiros. Um levantamento da Associação Brasileira de Cartão de Crédito revela que, neste ano, o gasto médio com produtos de Páscoa deve ficar em torno de R$ 150 por consumidor , valor abaixo do que se via em anos anteriores.
A redução nos gastos acompanha a alta no preço do chocolate, que subiu quase 13% somente em 2024, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2023, o aumento acumulado chega a 27,22%.
Apesar disso, a maioria dos brasileiros ainda pretende manter o costume: sete em cada dez entrevistados (67%) afirmaram que vão comprar chocolates ou outros itens típicos da data.
É o caso da advogada Rafaela Marques, que calcula um valor bem acima da média nacional. “Tem dois sobrinhos, um enteado, um afilhado, amigo-oculto do trabalho e amigos. Acho que vai dar uns 400 reais”, contou.
Já entre os que buscam alternativas mais econômicas, as caixas de bombons (36%) e as barras de chocolate (34%) lideram as preferências. A cabeleireira Venilza Maia está entre os consumidores que priorizam a quantidade: “Eu prefiro mesmo uma barrinha, que vem muito mais. Esse ano, com o valor de um ovo pequeno, no ano passado a gente comprava dois.”
A produção caseira também ganha espaço como forma de economizar ou até faturar um extra. Cerca de 26% dos entrevistados afirmaram que pretendem preparar os próprios chocolates nesta Páscoa.
Com criatividade e adaptações no orçamento, a celebração continua doce, ainda que mais comedida.