GPS Brasília comscore

Confronto entre indígenas e policiais legislativos marca protesto em frente ao Congresso Nacional

Manifestantes do Acampamento Terra Livre avançaram além do ponto combinado e foram contidos com bombas de gás

Um protesto realizado por indígenas em Brasília terminou em confronto com policiais legislativos na noite desta quinta-feira (10). O episódio ocorreu após parte do grupo deixar uma mobilização em frente ao Ministério da Saúde e seguir em direção ao Congresso Nacional, onde houve o embate.

De acordo com a Câmara dos Deputados, os manifestantes romperam as barreiras da Polícia Militar do Distrito Federal, derrubaram os gradis de segurança e invadiram o gramado do Congresso.

A reação das forças legislativas envolveu o uso de bombas de gás lacrimogêneo e de fumaça para conter o avanço e impedir a entrada dos manifestantes no Palácio do Congresso.

A mobilização faz parte do Acampamento Terra Livre (ATL), considerado o maior encontro indígena do país. A edição deste ano reúne cerca de 8 mil participantes, segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

A principal pauta é a demarcação de terras indígenas, entre outras reivindicações ligadas a direitos e políticas públicas para os povos originários.

Segundo nota oficial da Câmara, havia um acordo prévio com os organizadores do movimento para que o protesto se limitasse à Avenida José Sarney, que antecede a Esplanada dos Ministérios.

No entanto, parte dos indígenas teria avançado para a Avenida das Bandeiras, se aproximando do Congresso Nacional, o que gerou a intervenção policial.

Com o uso dos artefatos químicos, vários manifestantes passaram mal e precisaram de atendimento médico. Equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal prestaram socorro no local.

A situação foi controlada e o policiamento no entorno do Congresso, reforçado pelas forças de segurança das duas Casas Legislativas.

O Acampamento Terra Livre ocorre anualmente na capital federal, com a presença de lideranças de diversas etnias e regiões do Brasil. Em 2025, o movimento segue pressionando o governo e o Congresso por avanços na pauta indígena.

Veja:

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.