O Copom (Comitê de Política Monetária), do BC (Banco Central), tomou a decisão, nesta quarta-feira, 02, de cortar a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual. A Selic estava fixada em 13,75% ao ano desde agosto de 2022 e foi reduzida para 13,25% ao ano, marcando o primeiro corte nos juros em três anos.
Este é o primeiro corte desde agosto de 2020, e era amplamente esperado pelos economistas, que estavam divididos apenas sobre a magnitude da redução.
O Copom justificou a queda de 0,5 ponto percentual com base na melhora do quadro inflacionário. Em comunicado, ressaltou também o cenário de desaceleração econômica nos próximos trimestres.
O Banco Central sinalizou a possibilidade de novos cortes na mesma proporção nas próximas reuniões. Entretanto, o Copom destacou que o ambiente externo ainda é incerto, com certa desinflação sendo observada, mas mantendo núcleos de inflação elevados e resiliência nos mercados de trabalho de diversos países.
A decisão não foi unânime (5×4), mas tanto o presidente Roberto Campos Neto quanto Gabriel Muricca Galípolo votaram pela redução de 0,5 ponto. Campos Neto explicou que a melhora do quadro inflacionário e a queda das expectativas de inflação para prazos mais longos permitiram iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária.