GPS Brasília comscore

Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Ministro do STF seguiu manifestação da PGR e rejeitou solicitação feita por advogados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta quarta-feira (2/4), arquivar o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), feito por dois advogados.

O magistrado seguiu o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que rejeitou a solicitação sob a justificativa de que os autores do pedido não tinham legitimidade para acionar a Corte.

Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e não conheço dos pedidos formulados por ilegitimidade de parte, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal”, escreveu Moraes em seu despacho.

A solicitação de prisão foi feita dentro de uma notícia-crime que acusava Bolsonaro de tentar “obstruir a Justiça” ao incentivar manifestações pró-anistia para os condenados pelos atos de 8 de Janeiro.

Os advogados também alegaram que o ex-presidente estaria incitando atos que comprometeriam a ordem pública e a estabilidade democrática.

No entanto, Paulo Gonet rejeitou o pedido, argumentando que a jurisprudência do STF reconhece que a titularidade da ação penal cabe exclusivamente ao Ministério Público, e que a solicitação dos advogados não continha “elementos informativos mínimos” que justificassem uma investigação.

O parecer da PGR também reforçou que a realização de atos pacíficos em favor da anistia não configura ilícito penal, pois não extrapola os limites da liberdade de expressão.

A concessão de anistia é matéria reservada à lei ordinária, de atribuição do Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República (art. 48, VIII, da Constituição). A realização de manifestações pacíficas pela concessão do benefício não constitui ilícito penal, bem como não extrapola os limites da liberdade de expressão, que é consagrada constitucionalmente e balizada pelo binômio liberdade e responsabilidade”, escreveu Gonet em seu parecer.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.