Fortes, determinadas, companheiras. Chegou a hora de homenagear as mulheres pioneiras de Brasília, aquelas que sempre estiveram ao lado de seus maridos quando eles eram os louvados. A verdade é que, durante a construção da nova capital, elas foram fundamentais. Ajudaram famílias, cuidaram de crianças enquanto seus pais trabalhavam, e por aí vai.
Como forma de honrá-las, pela primeira vez, um evento foi programado com esse objetivo. Nesse sábado, 6, a Casa do Candango, em parceria com a Shine Produções, organizou um almoço no Coco Bambu do Lago Sul, onde foram fechados dois salões para os 250 convidados. Na ocasião, foram lidos textos escritos pelas famílias das pioneiras, suas histórias foram contadas e prêmios foram entregues pela vice-governadora Celina Leão e por Roseane Jordão.
“Para selecionar as 18 mulheres exaltadas, nós fizemos um sorteio prévio ao evento. No ano que vem, continuaremos homenageando outras personalidades de extrema importância para a capital federal”, afirma Roseane em conversa com o GPS.
Durante o almoço, Elma Cascão fez uma confissão. “Na casa do meu pai uma prateleira cheia de prêmios e troféus que ele ganhou. Já a minha mãe nunca teve nada disso. Agora vou chegar e colocar o prêmio dela do lado dos dele”.
O empresário e pioneiro Gilberto Salomão também esteve presente para receber o troféu que seria entregue à sua falecida mulher, Maria Salomão, morta em 2020. Quando chamado ao palco, muito emocionado, ele declarou: “Em 63 anos de Brasília, minha mulher nunca foi reconhecida e, hoje que ela vai ser, ela não está aqui presente. Fiz questão de vir buscar esse prêmio, já que estou muito satisfeito por esse reconhecimento”.
A ocasião também foi organizada em prol das crianças da Casa do Candango. A instituição vem fazendo um trabalho muito intenso em questão de obras para melhorias nas instalações. Por isso, a Shine resolveu ajudar a acelerar as reformas. “As ações vêm sendo feitas desde março. No meio do processo nasceu a ideia de homenagear as pioneiras”, conta Roseane.
Além da vice-governadora, outras autoridades estiveram presentes para o almoço, como a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, o senador Izalci Lucas, o deputado federal Paulo Melo da Costa e a deputada Teresa Viana.
“Não é que atrás de grandes homens têm grandes mulheres. Essas mulheres mostraram a importância delas. No final do dia, depois de um dia puxado, em uma cidade toda vermelha, onde só tinha barro, os homens tinham para quem voltar”, conclui Roseane.
A lista de homenageadas incluiu:
– Carmela Patti Salgado (In Memoriam);
– Maria Salomão (In Memoriam);
– Petronilha Malvar (In Memoriam);
– Yvonne Lobo (In Memoriam);
– Alice Bittar;
– Alice Cascão;
– Alda Corrêa;
– Darcy Bicalho;
– Helenice Couto;
– Helenita Haje;
– Idair Bastos;
– Letinha Brito;
– Mara Amaral;
– Maria Nazareth Machado;
– Moema Leão;
– Sueli Abdulmassih;
– Izaura Canhedo (primeira pioneira, em 1957);
– Afaf Majzoub.
Veja os registros do evento feitos por JP Rodrigues: