Adoramos falar sobre os looks das primeiras-damas brasileiras e com Janja da Silva não seria diferente. A mulher do presidente Lula, que desde a campanha do marido tem tido papel de destaque, principalmente por sempre estar ao lado dele, traz muito de sua força e personalidade nas roupas que escolhe e tem um estilo marcado pela originalidade mas, principalmente, praticidade e conforto.
Nos últimos dias, que a agenda internacional do chefe do Executivo esteve cheia, Janja não deixou de expressar o que é por meio das roupas que escolheu para cumprir as agendas oficiais. Da China a Espanha, elencamos alguns looks da primeira-dama.
- Os tons neutros na China
No encontro com a esposa de Xi Jinping, a professora Peng Liyuan; no desembarque ao país ou na reunião do banco dos BRICS, Janja manteve-se discreta. Ela optou por cores mais próximas da paleta do cinza em duas das ocasiões e o caimento das peças deu a sensação da escolha pelo conforto, uma das marcas da primeira-dama. A bota repetida trouxe um tom casual de simplicidade, afinal toda mulher sabe a dificuldade de escolher sapatos na hora de fazer as malas.
A bota aparece novamente, no entanto, no terceiro look que chamou atenção. Janja optou por um macacão vermelho, que pareceu remeter a cor do governo comunista. O sobretudo floral quebra um pouco da intensidade da cor e remete mais ainda a cultura oriental.
- Rápida, mas marcante no Emirados Árabes
Pretinho básico, mas cheio de brasilidade, a primeira-dama trouxe cor com as flores da saia midi e rodada que usou no país do Oriente Médio. A pegada nordestina diz um pouco de como Janja gosta de usar “a roupa que der vontade”.
Outro detalhe que aponta para isso, é que Janja está em um país onde mulheres usam burca e mostram pouquíssimas partes do corpo, enquanto que a socióloga não liga para o decote V da blusa com mangas bufantes.
- Península Ibérica na paleta do azul
A passagem por Portugal teve bastante cor. Seja em peças inteiras ou detalhes, Janja na maior parte das vezes tinha o roxo na composição. A viagem teve um tom mais elegante, diante do terninho branco que usou no desembarque e até mesmo da blusa preta e saia roxa que escolheu para a 13ª Cimeira Brasil-Portugal.
Mas para ratificar o conforto, no encontro com o Comitê Popular de Mulheres Brasileiras em Portugal, a brasileira usou tênis — muito apropriado para a reunião que pareceu casual.
Na Espanha, no encontro com a família real, Janja optou pelo clássico e usou um vestido azul, com um blazer branco por cima.