GPS Brasília comscore

Lula Mattos: Adolescência, um sinal de alerta

É dentro de casa que alguns jovens plugados na internet passam a fazer parte de certos grupos radicais

A série Adolescência acende um sinal vermelho e dispara um grito de alerta aos pais de adolescentes: criar um filho não é só dar amor, prover e cuidar de sua educação. Mais que tudo, deve-se ter olhos atentos e bem abertos para as atividades que os adolescentes de hoje praticam na rua, na escola, mas sobretudo, no aconchego e na segurança do lar, bem próximos à vista dos pais. 

É exatamente dentro de casa que alguns jovens, plugados na internet, por motivos vários, passam a fazer parte de certos grupos radicais. Esses grupos incitam a violência e, muitas vezes, provocam reações devastadoras, levando adolescentes a comportamentos extremos, como a prática de assassinatos e até o suicídio.

As siglas usadas pelos jovens na internet, os emojis, bem como as diferentes tribos das quais eles se tornam membros, são completamente desconhecidas de seus pais.

Em Adolescência , o protagonista Jamie, um garoto de 13 anos, é acusado de assassinar uma colega de escola. Quando os criadores da minissérie optaram por filmar todos os quatro episódios em planos-sequência (cenas que se sucedem numa única tomada, sem que haja cortes), acertaram na mosca.

O formato dá ao espectador a sensação de participar da cena, vivendo a angustiante impossibilidade de fugir de uma circunstância aflitiva, sem pausas para descanso ou questionamentos.

Sublinho, dando destaque, o diálogo que acontece entre a psicóloga forense e o adolescente Jamie (interpretado por Owen Cooper). Cooper, em seu primeiro trabalho como ator, não se intimida com a presença da experiente atriz Erin Doherty, dividindo com ela o palco de um embate psicológico de altíssimo nível de atuação.

É preciso que se entenda que a minissérie não se trata de um suspense, mas um drama. O foco não recai na investigação policial, mas nas circunstâncias em torno do crime. Não há julgamentos morais, e a narrativa tampouco pretende chegar a uma verdade absoluta.

Adolescência é um alerta de perigo, uma experiência dolorosa e incômoda, que mostra a desconexão, o enorme abismo que existe, hoje em dia, entre os pais, os educadores e os jovens.

 

Lula Mattos é arquiteta, mas sua paixão sempre foi o cinema. Possui formação em Crítica de Cinema e também fez cursos na área com Alberto Renault e Humberto Silva. É admiradora do chamado “cinema de autor”, mas faz sugestões e produz conteúdo que abrange todos os gêneros, sempre inserindo um olhar pessoal em suas críticas e resenhas.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.