GPS Brasília comscore

Receita Federal paga restituições da malha fina nesta segunda

O pagamento corresponde ao lote residual de março e também inclui restituições de anos anteriores

Cerca de 120 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda e regularizaram sua situação com o Fisco receberão a restituição nesta segunda-feira (31). O pagamento corresponde ao lote residual de março e também inclui restituições de anos anteriores.

Ao todo, serão depositados R$ 253,88 milhões para 120.039 contribuintes. Desse montante, R$ 168,86 milhões serão destinados a grupos com prioridade no reembolso, conforme as regras estabelecidas pela Receita Federal.

Prioridade no pagamento

Desde 2023, quem informa a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração ou utiliza a versão pré-preenchida do Imposto de Renda tem prioridade no recebimento. Neste lote, 75.790 contribuintes se enquadram nessa categoria.

Outros grupos prioritários incluem:

16.215 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;

4.013 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;

3.163 contribuintes acima de 80 anos;

2.405 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Os 18.453 contribuintes restantes não informaram chave Pix e não se enquadram em nenhuma das categorias de prioridade legal.

Como consultar a restituição

Desde o dia 24, os contribuintes podem verificar se estão incluídos no lote de pagamento. A consulta está disponível no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”. Também é possível acessar a informação pelo aplicativo da Receita Federal em dispositivos móveis.

O pagamento será efetuado na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Caso o valor não seja creditado por algum motivo, como conta desativada, a restituição ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por um ano. O contribuinte pode solicitar a transferência pelo Portal BB ou pelos telefones:

4004-0001 (capitais);

0800-729-0001 (demais localidades);

0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

O que fazer caso não tenha sido contemplado

Se a restituição não foi liberada, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso haja pendências, é possível regularizar a situação por meio do envio de uma declaração retificadora e aguardar a inclusão em um lote futuro.

Já aqueles que não resgatarem os valores no prazo de um ano deverão solicitar a restituição pelo portal e-CAC, na opção “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária” dentro do menu “Declarações e Demonstrativos”.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.