GPS Brasília comscore

Filme de cineasta brasiliense é premiado no Festival de Cinema de Gramado

O longa metragem O Homem Cordial, do cineasta brasiliense Iberê Carvalho estreia em 11 de maio. Mas a produção já venceu prêmios no Festival de Cinema de Gramado: Paulo Miklos foi escolhido o melhor ator e a trilha musical acabou vencedora. O filme teve a estreia internacional no Cairo International Film Festival.

 

O músico e ator Paulo Miklos interpreta o líder de uma banda de rock fictícia, Instinto Radical, e que traz em suas músicas questões sociais. Ela foi concebida como se fosse uma das muitas bandas de rock que fizeram sucesso nos anos 1980 e 1990 no Brasil. 

 

Para isso, era preciso criar músicas de poucos acordes, refrão de fácil assimilação e um discurso político um tanto quanto ingênuo. Afinal de contas, a maioria das bandas de rock desse período era composta por adolescentes brancos, de classe média ou média-alta, que tinham o privilégio de poder falar o que queriam, pois o Brasil já estava saindo do período ditatorial.

 

Aurélio, personagem interpretado por Miklos, se envolve num incidente, no qual um policial acaba morto e um vídeo viraliza na internet. No início da trama, não sabemos muito bem o que realmente, mas o músico se torna alvo de um julgamento e cancelamento na internet, colocando até mesmo sua vida em risco.

 

“As redes sociais são o ambiente perfeito para que ocorra o efeito manada, ou seja, quando um grupo de indivíduos segue a opinião ou ação de outros de forma irracional, sem analisar os fatos e fundamentos. No filme, vemos como cada comentário, cada postagem, cada curtida ou compartilhamento em uma fake news tem um impacto direto na vida de alguém no mundo real. E esse impacto se potencializa dependendo de que grupo social ou étnico você pertence”, explica o diretor Iberê Carvalho.

 

Iberê Carvalho.jpeg
Iberê Carvalho é brasiliense e tem 46 anos

 

Concepção

Sociólogo por formação, Iberê escreveu o roteiro em parceria com o uruguaio Pablo Stoll , do filme Whisky, e o que os guiava era o desejo de escrever uma história que se passasse em uma única noite e que levantasse questões, de forma crítica, sobre a sociedade brasileira atual, e percebeu que de alguma maneira as situações que estávamos trazendo no roteiro do filme, dialogavam com o conceito de O Homem Cordial, criado por Sérgio Buarque de Holanda no livro Raízes do Brasil, publicado em 1936.

Veja também

A verdadeira beleza da pele vai muito além dos cuidados …

Aproveite a chegada da nova estação para variar nos rótulos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI