GPS Brasília comscore

Após Bolsonaro, STF marca julgamento para tornar réus acusados do núcleo 4 da mesma trama golpista

Corte avaliará acusação contra grupo suspeito de disseminar desinformação e atacar autoridades

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para os dias 6 e 7 de maio o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados que integram o chamado núcleo 4 da suposta trama golpista investigada no período do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A data foi definida pelo presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Cristiano Zanin. O colegiado, responsável pela análise da matéria, é composto também pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Segundo a PGR, os denunciados deste grupo são suspeitos de organizar e propagar desinformação sobre o processo eleitoral, além de coordenar ataques virtuais contra instituições e autoridades públicas. A lista de investigados inclui militares da reserva e um policial federal:

  • Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército);

  • Ângelo Martins Denicoli (major da reserva);

  • Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente);

  • Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel);

  • Reginaldo Vieira de Abreu (coronel);

  • Marcelo Araújo Bormevet (policial federal);

  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal).

Caso a maioria dos ministros da Primeira Turma aceite a denúncia, os acusados serão formalmente transformados em réus e passarão a responder a uma ação penal no STF.

Até o momento, apenas o julgamento do núcleo 1 foi concluído. Nesta quarta-feira (26), o STF decidiu, por unanimidade, tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados.

A análise do núcleo 2 está marcada para os dias 29 e 30 de abril. Os seis denunciados desse grupo são suspeitos de articular estratégias para manter Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

Já o julgamento do núcleo 3 ocorrerá nos dias 8 e 9 de abril. Este grupo, formado por 11 militares do Exército e um policial federal, é acusado de planejar ações táticas para tentar implementar um golpe de Estado.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.