GPS Brasília comscore

Lula e autoridades embarcam para Ásia em busca de novos acordos

Presidente fará visitas oficiais ao Japão e Vietnã; comitiva parte neste sábado (22)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (21) para Tóquio, no Japão, onde realizará uma visita oficial. Durante a viagem, Lula buscará abrir o mercado japonês para a carne bovina brasileira e avançar nas negociações para um acordo comercial entre o Japão e o Mercosul. A agenda inclui encontros com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako, além de uma reunião com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e participação no Fórum Empresarial Brasil-Japão.

Lula, acompanhado por uma comitiva de 11 ministros e parlamentares, fará uma escala em Houston, nos Estados Unidos, antes de chegar ao Japão. A visita, que começa oficialmente na próxima terça-feira (25), também incluirá um jantar no Palácio Imperial. O presidente tem como objetivo reforçar a parceria comercial entre Brasil e Japão, que em 2024 se consolidou como o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na Ásia.

Uma das prioridades da viagem é garantir uma missão técnica das autoridades sanitárias japonesas para inspecionar as condições da produção de carne bovina no Brasil, o que é um passo fundamental para que o País acesse o mercado japonês, o terceiro maior importador de carne do mundo. Além disso, a diplomacia brasileira busca fortalecer os laços com o Japão, que possui um estoque significativo de investimentos no Brasil.

Após a visita ao Japão, Lula seguirá para Hanói, no Vietnã, onde cumprirá compromissos nos dias 28 e 29 de março. O Brasil e o Vietnã mantêm uma relação comercial crescente, com um intercâmbio de US$ 7,7 bilhões em 2024. O objetivo dessa parte da viagem é consolidar o Vietnã como parceiro estratégico do Brasil, fortalecendo tanto o comércio quanto a diplomacia entre os dois países.

 

Veja quais são as autoridades previstas na viagem de Lula ao Japão e ao Vietnã:

Ministros:
Ministro da Educação, Camilo Santana
Ministro do Trabalho, Luiz Marinho
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
Ministro dos Transportes, Renan Filho
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos
Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva
Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes

Parlamentares:
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)
Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)
Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Deputado Federal Arthur Lira (PP-AL)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.