GPS Brasília comscore

Valéria Farias: ser mulher e empreender é um ato de coragem

Hoje, na série em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o retrato de uma empresária que tem o talento para negócios correndo nas veias

Compartilhe:

Não é preciso ser cientista social para afirmar o óbvio: ser mulher, mãe e empresária é uma “configuração de vida” que exige muitíssimo daquelas que optam por encarar todos esses desafios. Em alguns casos é possível planejar e ir fazendo as coisas acontecerem de acordo com escolhas bem-pensadas feitas nos momentos certos, porém, em geral, as situações chegam como aquilo que chamamos de destino, ou seja, fazemos um plano e a vida traz outro. 

8brasilia.jpeg

Like Ü Brasília – Foto: Reprodução

 

324860353.jpeg

Like Ü Goiânia – Foto: Reprodução

 

Por isso mesmo, ao longo desta semana em que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres, decidimos trazer histórias de personagens de destaque da sociedade brasiliense como forma de, através de uma mulher, homenagearmos a todas as outras que fazem parte de um determinado campo. É com muito orgulho que hoje apresentamos Valéria Farias, CEO da rede Like Ü Home Sweet Hotel (Brasília-DF e Goiânia- GO), vice-presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio/DF, Diretora no Sindeventos/DF, e membro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Goiás e Distrito Federal.

 

Ela é o resumo perfeito da mulher que decidiu empreender e não se intimidar diante das situações impostas pela vida. Esposa do Hugo, mãe do Vitor de 18 anos e do Felipe de 16 anos, Valéria traz o mundo dos negócios nas veias. Filha do pioneiro empresário Francisco Maia, ela viu de perto e desde muito cedo, o que é preciso para prosperar nos ramos de evento, turismo e hotelaria: liderança criativa; autoconhecimento; visão de futuro e empatia, “pois preciso ser um exemplo diário para os meus, acreditar e fazer, com a certeza de que com fé e esperança é possível sair do outro lado com integridade e amor pelo que se faz”, avalia.

 

Design sem nome (19).jpg

Felipe, Hugo, Valéria e Vítor Farias Morais – Foto: Acervo Pessoal

 

Desde que o pai morreu, vítima do Covid, em fevereiro de 2021, a empresária vem administrando os hotéis em Brasília (antigo Bristol) e Goiânia (antigo Papillon) onde imprimiu grandes mudanças que foram além de um simples rebranding. “Trouxemos um conceito novo de servir em hotelaria que o nosso novo traduz perfeitamente, Like Ü – Home Sweet Hotel, onde a casa veio para dentro do hotel”, destaca. “Para isso, modernizamos a decoração, misturando o vintage com o atual, acreditando que a era Bristol passou, e assim iniciar uma nova história. A marca Like Ü traz o amor que temos em receber o outro, em acolhê-lo com empatia e cuidado”, explica.

 

Generosa, reconhece que vem prosperando graças à gestão compartilhada com um time extremamente comprometido e preparado. “Na empresa, sou conhecida como “olhos de águia”, sempre atenta e pronta para o próximo desafio” confidencia. A força para seguir adiante vem de coisas que não aprende mão, como o café da manhã em família, a meditação e atividade física. “Ser mãe, esposa e empresária não é uma tarefa fácil. Exige esforço e dedicação, mas nós mulheres temos esse poder, não é mesmo? E não existe nenhuma fórmula secreta, é necessário cuidar da base, ser resiliente, ter disciplina e organização”, ensina.

WhatsApp Image 2023-03-09 at 16.00.39.jpeg

Valéria e o pai Francisco Maia – Foto: Acervo Pessoal

 

Há 10 anos participando de um grupo autoconhecimento, Valéria fortalece sua espiritualidade e propósito de vida. “Aprecio muito a minha solicitude. É um lugar riquíssimo para insights, tomadas de decisão e mudanças de rotas, quando necessárias. A mulher, hoje, é o resultado de muitas lutas, que se traduziram em conquistas. Ainda não está bom. O mundo precisa avançar mais. A união é que nos tornará mais fortes para enfrentar as grandes diferenças que ainda imperam nas relações humanas”, avalia. 

 

01032023JP_u like1.jpg

 

E ao ser questionada se gostaria de deixar uma mensagem para as mulheres que são empresarias, não pensa um minuto sequer: “Empreender é um ato de coragem, mas também uma forma de quebrar paradigmas. Então, apenas continuem!