GPS Brasília comscore

Dia Mundial da Água: reúso de águas cinza é destaque na economia hídrica do DF

Regulamentada pela Adasa desde 2019, prática sustentável reduz desperdício

No Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22), a importância da preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos é enfatizada em todo o mundo. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data ressalta a urgência de práticas que promovam o uso consciente e responsável da água, como o reúso de águas cinza, uma alternativa que tem ganhado força no Distrito Federal.

Desde 2019, o reúso de águas cinza tem sido regulamentado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), e, nos últimos anos, a prática tem se expandido, especialmente em empreendimentos multifamiliares. Até 2023, foram registrados 534 projetos de reaproveitamento de águas não potáveis, dos quais cerca de 63% já estão em operação.

“O principal benefício da adoção dessa prática em termos ambientais é a redução do desperdício de água, contribuindo para a preservação dos nossos recursos hídricos. É importante lembrar que o DF está situado em região de escassez hídrica onde nossa disponibilidade de água é pequena em relação a outras unidades da Federação”, enfatiza o coordenador de Regulação da Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto, Leandro Oliveira. 

O aproveitamento de águas cinzas, que inclui águas provenientes de pias, chuveiros e máquinas de lavar, pode ser utilizado em atividades como segurança paisagística, lavagem de veículos e descarga de bacias sanitárias, ajudando a reduzir o desperdício e a preservar os recursos hídricos.

Dia Mundial da Água: reúso de águas cinza é destaque na economia hídrica do DF

Em prédios que utilizam esse sistema, aviso claro especifica que a destinação desse tipo de água não é para consumo | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

O coordenador da Adasa explica que o uso de águas cinza traz benefícios à preservação dos recursos hídricos, além de gerar uma economia significativa para os edifícios que implementam o sistema. “É um investimento que se paga em dois a cinco anos”, afirma. Para incentivar essa prática, a Adasa promoveu regulamentações, como a Resolução nº 5/2022, que amplia as diretrizes para a implementação de sistemas de aproveitamento, e a Resolução nº 28/2023, que reforça a importância da medição da água reaproveitada.

Além disso, a agência também confirma iniciativas seguras por meio do prêmio Guardião da Água, premiando empresas e condomínios que privilegiam sistemas de recolha e reúso de águas cinzentas e pluviais para fiscalização externa.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.