GPS Brasília comscore

Outono: chegada da estação acende alerta sobre doenças respiratórias

Alergias, gripes, resfriados e até pneumonia estão entre os riscos

Com a chegada do outono, as baixas temperaturas e o clima mais seco tornam-se aliados para o aumento das doenças respiratórias. Especialistas alertam para o risco maior de infecções, como gripes, resfriados e doenças mais graves, como a pneumonia. A mudança na estação, que traz uma queda na umidade do ar e temperaturas mais amenas, é um cenário ideal para a proliferação de vírus e bactérias que afetam o sistema respiratório. 

Iniciada nesta semana no Brasil, a estação é marcada pela instabilidade climática, com dias mais frescos e noites mais frias, favorecendo o ressecamento das vias aéreas e tornando-as mais suscetíveis à ação de agentes indesejados. A combinação aumenta o risco principalmente entre crianças, idosos e pessoas com condições preexistentes, como asma e bronquite.

A polinização de árvores como a carvalheira, o plátano e o cipreste, comuns nesta estação, pode desencadear crises alérgicas, agravando problemas respiratórios. A quantidade de ácaros e fungos também tende a aumentar com o clima mais úmido.

Foto: Reprodução/Pexels

“No outono, Brasília entra em transição entre a estação chuvosa e a seca. As chuvas diminuem, a umidade do ar começa a cair, e a poeira e os poluentes ficam mais concentrados no ambiente. Esses fatores ressecam as vias respiratórias e aumentam a predisposição a crises alérgicas, além de facilitar infecções respiratórias”, explica o pneumologista William Schwartz.

Além disso, nesta estação, as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus como o da gripe e da covid-19. A aglomeração de indivíduos em espaços pouco ventilados é um cenário ideal para a propagação dessas doenças.

De acordo com o pneumologista, quem tem rinite, sinusite e asma sofre mais com o início da seca e o aumento da poeira. “Muitos pacientes começam a apresentar sintomas respiratórios frequentes, como espirros, nariz entupido, tosse seca e chiado no peito. Também podem surgir as primeiras infecções virais, como gripes e resfriados”, observa.

Ele também explica a diferença das duas estações mais frias. “No inverno, há um aumento importante das infecções respiratórias, como gripes, resfriados mais intensos, bronquites e até pneumonias. Pacientes com doenças crônicas, como DPOC ou asma grave, também tendem a descompensar com mais frequência. É comum vermos internações por quadros infecciosos nesse período”, analisa Schwartz.

Cuidados

Foto: Reprodução/Pexels

O impacto da nova estação nas doenças e alergias respiratórias pode ser evitado com medidas simples de prevenção. Para prevenir crises alérgicas, segundo William Schwartz, o ideal é manter os ambientes ventilados e limpos, evitar acúmulo de poeira e uso excessivo de aromatizantes ou produtos químicos fortes.

“A hidratação também é fundamental, assim como manter o uso regular dos medicamentos para quem já tem diagnóstico de doenças respiratórias. Quem tem doenças respiratórias deve manter o acompanhamento regular com o pneumologista para prevenir crises e ajustar o tratamento conforme a estação”, recomenda o especialista. 

Além disso, a hidratação constante, o uso de roupas adequadas para a temperatura e a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças respiratórias.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.