GPS Brasília comscore

Novo crédito consignado para trabalhadores CLT entra em vigor nesta sexta

A iniciativa busca oferecer empréstimos com juros mais baixos para cerca de 47 milhões de profissionais da iniciativa privada

A partir desta sexta-feira (21), trabalhadores com carteira assinada passam a contar com uma nova linha de crédito consignado, acessível diretamente pela Carteira de Trabalho Digital. A iniciativa busca oferecer empréstimos com juros mais baixos para cerca de 47 milhões de profissionais da iniciativa privada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).

Como funciona?

O crédito consignado, amplamente utilizado por servidores públicos e aposentados do INSS, se caracteriza pelo desconto automático das parcelas na folha de pagamento. Esse modelo reduz o risco de inadimplência e, consequentemente, as taxas de juros cobradas.

Agora, com a integração ao eSocial, o trabalhador pode autorizar o compartilhamento de seus dados para receber propostas de empréstimos de bancos e instituições financeiras. As ofertas surgem em até 24 horas, e a contratação pode ser feita diretamente pelo aplicativo ou site da Carteira de Trabalho Digital. A partir de 25 de abril, os bancos também poderão disponibilizar essa linha de crédito em suas próprias plataformas.

Condições e limites

O pagamento das parcelas será descontado mensalmente, respeitando a margem consignável de até 35% do salário bruto, incluindo comissões e benefícios. Caso o trabalhador mude de emprego, o novo empregador assume o desconto diretamente na folha por meio do eSocial.

Em caso de demissão, os valores devidos poderão ser descontados das verbas rescisórias, respeitando um limite de 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 100% da multa rescisória. Se o saldo for insuficiente, o pagamento das parcelas será suspenso até que o trabalhador consiga um novo emprego com carteira assinada, momento em que as prestações serão retomadas com correção. Há também a possibilidade de renegociação direta com o banco.

Portabilidade e outras opções

A partir de 25 de abril, trabalhadores com empréstimos consignados já ativos poderão migrar seus contratos dentro de um mesmo banco. A partir de 6 de junho, será possível fazer a portabilidade para outras instituições financeiras. Além disso, quem possui crédito na modalidade tradicional, como o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), poderá buscar a migração para o novo consignado, caso encontre condições mais vantajosas.

O que muda com o novo modelo?

Embora o crédito consignado privado já existisse, sua adesão era limitada devido à burocracia para viabilizar o desconto em folha. Antes, a empresa precisava ter convênios com bancos específicos, restringindo as opções do trabalhador. Agora, mais de 80 instituições financeiras terão acesso às informações trabalhistas pelo eSocial, ampliando as possibilidades de oferta e contratação.

A expectativa do setor bancário é que o volume de crédito consignado privado ultrapasse R$ 120 bilhões ainda neste ano, fortalecendo essa modalidade como alternativa para trabalhadores que precisam de financiamento com juros reduzidos.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.