Mais um feito desenvolvido pelo arquiteto **Samuel Lamas**, brasiliense que representa o segmento em diversas premiações portentosas mundo afora. A mais recente delas foi a **_London International Creative Competition 2022, a LICC Awards_**, que identifica e reconhece talentos progressistas do design mundial.

O prêmio saiu para o **Studio Synthesis, sediado em Baku, Azerbaijão**, com a construção do **Chalet Jelovac**, uma casa de lazer da arquiteta **Sonja Radovic**. Mas a banca de júri se encantou pelo **projeto brasileiro** chamado de **Casa Meia-Lua**, uma **construção em Pirenópolis** a cinquenta metros de uma cachoeira. “_Fiquei muito feliz em ver nosso projeto na final deste grande prêmio_”.

Trata-se de um **refúgio sustentável de 150m2** projetado para uma família brasiliense. Lamas e sua equipe mantiveram a topografia natural do terreno, erguendo-a respeitosamente em meio a paisagem numa **estrutura de madeira com um raciocínio modular**. “_A natureza se incorpora por um pátio interno com luz natural e ventilação cruzada em todos os ambientes_”, explica Lamas, que dividiu a criação com **Michael Hunter** em 2021.

Lamas ressalta que posicionou os **serviços a oeste** com cobogós cerâmicos, enquanto os **quartos a leste** são sombreados por uma varanda contínua, conectando os espaços. “_Ela foi pensada para transmitir leveza e flutuar. Era muito importante ter uma leitura clara e honesta do processo e das intenções_”, diz, identificando que não há maquiagem e nem ornamentos em sua concepção.

“_Foi um raciocínio geométrico puro em uma malha quadrada_”. Lamas inseriu **mobiliário autoral** – área em que também colheu premiações internacionais – ao lado de _designers_ reconhecidos. “_Foi a busca de uma linguagem mais complexa dentro de uma unidade conceitual_”, finaliza.


Lamas comemora com a equipe o fato de ter o **projeto entre os vinte finalistas do mundo**, uma vez que este é o **único brasileiro na lista na categoria Arquitetura**. Também _designer_, ele ganhou o _Prize Design for Modern Furniture e o European Product Design_ com a **mesa Frame e as poltronas Yuu e Haruka**, respectivamente.


Ano passado, arrebanhou o _Good Design Awards_, o mais antigo e reconhecido prêmio do mundo, com o **balanço Ceci**. Lamas iniciou o curso de Arquitetura na UnB e seguiu para Roma, formando-se na _Università deli Studi di Roma_. **Vive em Brasília**, onde tem um estúdio na QI 15, Lago Sul.