GPS Brasília comscore

ONU confirma: 2024 foi o ano mais quente desde quando começaram os registros

Relatório se baseou em serviços meteorológicos nacionais dos últimos 175 anos

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou nesta quarta-feira (19) que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos de registros, com temperaturas superando em 1,5°C os níveis do período pré-industrial (1850-1900).

“Embora um único ano de aquecimento superior a 1,5 °C não indique que os objetivos de temperatura de longo prazo do Acordo de Paris estejam fora de alcance, é um sinal de alerta de que estamos aumentando os riscos para as nossas vidas, economias e para o planeta”, alerta a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo.

O recorde de aquecimento é atribuído principalmente ao aumento das emissões de gases de efeito estufa e à alternância entre os fenômenos El Niño e La Niña. Além disso, o relatório revelou níveis de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso mais elevados nos últimos 800 mil anos. As mudanças também são evidentes nos oceanos, que absorvem 90% do calor retido, apresentando a taxa de aquecimento mais alta dos últimos 65 anos, além de uma elevação acelerada do nível do mar.

O impacto dessas mudanças climáticas foi observado no derretimento das calotas polares e nas crises alimentares em 18 países, agravadas por fenômenos climáticos extremos e conflitos. O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou sobre a urgência de ações para limitar o aquecimento global, destacando as energias renováveis como uma solução viável para enfrentar essa crise.

Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, esses são sinais de alerta emitidos pelo planeta, mas o relatório também mostra que ainda é possível limitar o aumento da temperatura global em longo prazo.

“Os líderes têm de tomar medidas para que isso aconteça, aproveitando os benefícios das energias renováveis baratas e limpas para as suas populações e economias, com os novos planos nacionais para o clima que deverão ser apresentados este ano”, afirmou.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.