GPS Brasília comscore

Vernissage: “A tensão” de Leandro Erlich inaugura no CCBB Brasília

**Um hermano para lá de simpático**, sorridente e amante do Brasil. **Leandro Erlich** tem talento, simpatia e humildade do mesmo tanto que suas obras são curiosas, instigantes e provocativas. Em coquetel realizado no fim da tarde dessa quinta-feira, 19, o artista **papeou, riu e fez piadas camaradas** em seu discurso para os convidados do Centro Cultural de Brasília. Aqui é a parada final de **_A Tensão_**, mostra que reúne um conjunto de obras de grandes proporções que mexe com a forma como percebemos os espaços a nossa volta.

Em cartaz **até o 23 de abril**, a exposição ocupa a **Galeria Três e o Pavilhão de Vidro**. Na primeira é onde estão a maioria das obras dessa individual de Erlich, com destaque para **_Classroom_**, uma “_sala de aula_” que reflete num vidro a imagem do visitante, como se este fosse um fantasma numa sala de aula abandonada. Na outra, está **_Swimming Pool_** (Piscina) obra que provoca **sensações absurdas** tanto por quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora: uma camada de água entre um lado e outro cria a **ilusão** de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_sem_titulo1_7_min_52f4822b6e.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Candida_Cruz_e_Giulia_Lopes1_min_00f1043dca.jpg)

A exposição, que tem **entrada é gratuita** e classificação indicativa livre, ganhou um **nome bastante explícito** – _A Tensão_ – (e **sonoramente ambíguo**: quem não lê pode ouvir “atenção”), revela um dos prováveis sentimentos que os visitantes sentirão diante das instalações do artista. Isso porque Erlich trabalha com **referências** que são, literalmente, **espaços corriqueiros** que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas **deslocados** da condição de normalidade.

>“A cada etapa dessa viagem pela exposição, nos damos conta da relação entre expectativa, tensão e atenção que traduzem o espírito de um tempo de incertezas”, explica o curador Marcello Dantas.

**Sobre Leandro Erlich**

Nascido em 1973 e produzindo suas obras em seus ateliês em **Buenos Aires e Montevidéu**, Erlich está constantemente rompendo as fronteiras que normalmente acreditamos existir entre a realidade e a ilusão. “_Estou interessado principalmente em transformar elementos que as pessoas acreditam que não podem ser transformados, que não podem ser diferentes. Trata-se de uma utopia de apresentar a possibilidade de transformar o que existe em uma outra coisa, e essa ação nos convida a imaginar a realidade de uma maneira diferente_”, explica Leandro.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_sem_titulo2_4_min_2abba0ae20.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_sem_titulo2_5_min_0ff2f0a630.jpg)

Erlich participou de algumas **grandes exposições** no Brasil. Em 1997, integrou o rol de artistas que estiveram na **1ª Bienal do Mercosul** e, em 2004, figurou entre os nomes da **26ª Bienal de São Paulo**. Em 2001, representou a Argentina na **49ª Bienal de Veneza**, onde voltou a estar em 2005. São, também, dezenas as grandes exposições **coletivas** em que Erlich esteve, assim como são dezenas as exposições **individuais** dele pelo mundo: New York, Barcelona, Londres, Seul, Paris, Buenos Aires: onde quer que seja exposta, a arte de Leandro Erlich **provoca o público**.

Num texto de 2021 publicado em seu blog, o especialista em arte latino-americana **Hans Herzog** associou o trabalho de Erlich ao **_trompe-l’oeils_ de Escher**, por provocarem espanto e surpresa e por serem “_levemente sinistros_”.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Duda_Senna1_min_4ec8ea5074.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_sem_titulo1_4_min_ba3e3433b9.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_sem_titulo1_3_min_3dc7d0b01d.jpg)

As **ilusões óticas e a subversão da realidade** propostas por Erlich fazem dele um artista, simultaneamente, **conceitual e tremendamente popular**. A exposição “_Ver e crer_”, no Museu Mori de Tokio, aberta no fim de 2017, atraiu **400 mil espectadores pagantes nos três primeiros meses**, superando a bilheteria alcançada pelo japonês Takashi Murakami (315 mil ingressos) e se aproximando do resultado obtido pelo Ai Weiwei (460 mil) no mesmo período. À época, o museu destacou o **interesse** que a obra do argentino provocava **entre os jovens e adolescentes**, que representavam cerca de metade dos visitantes.

Além de **provocar o olhar** destes visitantes em particular, as obras de Erlich **convidam à interação nas redes sociais**: o Instagram ficou cheio de fotos de jovens integrados ao espaço expositivo e esse foi um dos motores, também, do sucesso de público. Em 2018, ao **transformar o teto** de uma enorme loja de departamentos de Paris em **céu artificial**, foi chamado pela imprensa, positivamente, de “_manipulador do real_” e de “_o mágico da arte_”. Justamente por **dialogar com o entorno e com as experiências prévias dos visitantes**, o trabalho de Leandro Erlich expressa como poucos nossa época.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_sem_titulo3_min_25cf8217c9.jpg)
![Leandro Erlich e Marcello Dantas](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_sem_titulo2_2_min_097eccc61d.jpg)

Ao se dirigir aos convidados do CCBB para o vernissage em Brasília, **agradeceu** aos patrocinadores **e contou** que “_na Argentina, os casamentos são festas que duram horas, e sempre terminam com músicas brasileiras. É tradição, todo mundo louco, louco, festejando com muita alegria. E este é o meu sentimento ao finalizar a exposição em Brasília. Me dá muita alegria poder compartilhar essa experiência com todos vocês. Muchas gracias!_”

A cidade que deve se sentir agradecida por entrar na programação de _A Tensão_. Confira mais imagens desse momento pelas lentes de **JP Rodrigues, com exclusividade para o GPS|Lifetime**:

![Fernanda Gasque](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Fernanda_Gasque1_min_7be493f3d0.jpg)
![Bruna Neiva e Sara Seilert](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Bruna_Neiva_e_Sara_Seilert1_min_61e51446ab.jpg)
![Cláudio Pereira e Fernando Guimarães](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Claudio_Pereira_e_Fernando_Guimaraes_1_min_41d131eabe.jpg)
![Francisco Lobo, Renice Fonseca e Ulisses De Freitas](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Francisco_Lobo_Renice_Fonseca_e_Ulisses_De_Freitas1_min_4488afc71a.jpg)
![Pedro Luís Gomes, Thiago Malva e Ruth Venceremos](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Pedro_Luis_Gomes_Thiago_Malva_e_Ruth_Venceremos1_min_4dc3c13665.jpg)
![Abena Pokua Adompim Busia e Talal Alrahbi](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Abena_Pokua_Adompim_Busia_e_Talal_Alrahbi1_min_49fb006c2b.jpg)
![Mayumi Ferrão](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Mayumi_Ferrao1_min_9f5e568b2f.jpg)
![Renato Acha, Marcela Sá, Regina Godoy e Rodrigo Machado](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Renato_Acha_Marcela_Sa_Regina_Godoy_e_Rodrigo_Machado1_min_aa63952e3c.jpg)
![Marília Panitz](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Marilia_Panitz1_min_2449a4cd35.jpg)
![Renato Brauna e Rita De Lous](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_Renato_Brauna_e_Rita_De_Lous1_min_6388358f8a.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/19012023_JP_sem_titulo2_min_min_209a8b881d.jpg)

**Serviço**
A Tensão de Leandro Erlich (1973-)
De 21 de janeiro a 23 de abril de 2023
Terça a domingo, das 9h às 20h30
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
Entrada gratuita, com retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura
Classificação indicativa Livre

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.