GPS Brasília comscore

“Ela floresceu”, diz José Sarney ao ser homenageado pelos 40 anos da redemocratização do Brasil

Ex-presidente lembrou da trajetória ao assumir o País logo após o regime militar e reforçou o compromisso com a democracia

O ex-presidente José Sarney foi homenageado neste sábado (15) durante um evento realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e pelo partido Cidadania para celebrar os 40 anos da redemocratização do Brasil.

O encontro aconteceu no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, e reuniu lideranças políticas, juristas e representantes da sociedade civil para debater o fortalecimento das instituições democráticas.

“Esse evento tem uma importância muito grande para o Brasil, para o povo brasileiro. Porque faz parte da história brasileira. Porque é o maior período em que o País passou usufruindo de um regime democrático. Sem nenhum hiato, sem nenhuma interrupção. Nós tivemos oportunidade de convocar a constituinte, fazer a Constituição e construir, com ela, o processo de democratização”, afirmou Sarney.

A escolha da data remete ao dia em que Sarney assumiu a Presidência da República, em 1985, marcando o fim de 21 anos de regime militar. Durante o evento, o ex-presidente destacou a importância do período democrático ininterrupto que o Brasil vivencia desde então. O ex-presidente também comentou sobre o que espera para a democracia brasileira nos próximos 40 anos.

Eu acho que nós plantamos as raízes e ela crescerá muito forte. Porque eu acho que não deixei que ela, de maneira nenhuma, diminuísse nas minhas mãos. Ao contrário, ela floresceu”, continuou Sarney.

José Sarney Paulo Octávio e Paula Belmonte | Foto: Divulgação

O evento também contou com a presença do ex-presidente do Uruguai, Julio María Sanguinetti, e com um vídeo enviado pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet. Além deles, participaram nomes como o ex-ministro Nelson Jobim, o diplomata Rubens Ricupero, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, o ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque , além do ex-senador e empresário Paulo Octávio (PSD) .

“São 40 anos de redemocratização do nosso País. Momento histórico. Bela homenagem ao presidente Sarney, o grande condutor do começo da nova democracia brasileira. Nós que vivemos tudo isso temos que reconhecer a importância, não só do Sarney, mas de todos aqueles valorosos democratas que o acompanharam no Congresso Nacional, nos ministérios, no governo, garantindo que aquele momento, tão difícil, depois da morte de Tancredo Neves, pudesse ser superado”, destacou Paulo Octávio.

A programação do evento ainda inclui três mesas de debates abordando o fortalecimento das instituições democráticas, os desafios do sistema político atual e as perspectivas para o futuro da democracia.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.