GPS Brasília comscore

Ibaneis após STF tirar Gilvan Máximo da Câmara dos Deputados: “Decisão judicial não se comenta. Cumpre-se”

Com julgamento do Supremo, ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ocupará a vaga que era do aliado do emedebista

O governador Ibaneis Rocha (MDB) preferiu não polemizar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou a composição das bancadas de deputados federais na Câmara dos Deputados, incluindo a do Distrito Federal,

Decisão judicial não se comenta. Cumpre-se”, afirmou Ibaneis nesta quarta-feira (13), ao ser questionado sobre o julgamento que resultou na perda do mandato de sete parlamentares, incluindo um importante aliado no Congresso Nacional.

A decisão do STF, que ká tem maioria dos votos, impacta diretamente a representação do Distrito Federal. Com a nova configuração, o deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF), um dos nomes mais próximos de Ibaneis, perde sua vaga para o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

A mudança tem peso simbólico, já que Rollemberg foi derrotado por Ibaneis nas eleições para o Palácio do Buriti em 2018.

A definição das bancadas ocorreu após o STF concluir o julgamento sobre as chamadas sobras eleitorais, com embargo da Rede Sustentabilidade e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A Corte validou a tese de que as novas regras deveriam valer a partir das eleições de 2022, o que levou à reconfiguração das cadeiras na Câmara.

A análise foi feita no plenário físico do Supremo, após um pedido de destaque do ministro André Mendonça.

Com o novo cálculo, os deputados perdem as cadeiras os deputados Professora Goreth (PDT-AP), Silvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Dr. Pupio (MDB-AP), Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Lebrão (União Brasil-RO), e Lázaro Botelho (Progressistas-TO).

Os parlamentares que herdarão as vagas são: Professora Marcivânia (PCdoB-AP), Paulo Lemos (PSol-AP), André Abdon (Progressistas-AP), Aline Gurgel (Republicanos-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Rafael Bento (Podemos-RO) e Tiago Dimas (Podemos-TO).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.