GPS Brasília comscore

“Hoje, nós mulheres, estamos fazendo história”, diz a primeira presidente eleita do STM

Ministra Maria Elizabeth Rocha assumiu cargo inédito na Justiça Militar e destacou luta feminina por igualdade

Empossada nesta quarta-feira (12) como a primeira mulher presidente do Superior Tribunal Militar (STM), a ministra Maria Elizabeth Rocha enalteceu o feminismo, agradeceu à indicação para a Corte feita no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defendeu a maior participação feminina em todas os setores da sociedade.

 Durante a cerimônia na Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, a magistrada foi aplaudida de pé por incluir não apenas a equidade de gênero no discurso, mas também minorias e uma saudação especial para as comunidades indígenas. 

Ao lado de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Maria Elizabeth Rocha destacou que, apesar dos avanços legais, o Brasil ainda enfrenta desafios na redução da desigualdade de gênero. Em seu discurso, a ministra fez referência ao Índice Global de Disparidade de Gênero de 2024, que posiciona o país na 70ª colocação.

Antes de iniciar o discurso, a magistrada saudou a presença da primeira-dama, Janja da Silva, da segunda-dama, Lu Alckmin, e das esposas das autoridades presentes: “mulheres que representam todas as brasileiras”.

Sou feminista e tenho orgulho de ser mulher. Peço licença poética a Milton Nascimento e Lou Borges para dizer, porque se chamavam mulheres também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem. E nós, mulheres, temos um sonho, o sonho da igualdade. A Carta de 1988 nos emancipou graças a um reído e diminuto grupo de parlamentares eleitas para o Congresso Nacional em 1986 que colaboraram para que as garantias femininas fossem fundamentalizadas. Resta-nos agora ressignificar nosso papel nas estruturas societárias“, disse.

A nova presidente também afirmou que, lamentavelmente, o Brasil é considerado, segundo o Índice Global de Disparidade de Gênero de 2024, um dos mais desiguais do mundo, ocupando o 70º lugar.

Isso reflete as mazelas de um Estado que ainda se esbate contra discriminações e preconceitos herdados de uma estrutura patrimonialista patriarcal. A despeito do evidente avanço legal longo é o caminho para a construção de um país livre de constrangimentos e asfixias sociais. Conviver em uma sociedade na qual sejam superadas todas as formas de discriminação e opressão, é um ideal civilizatório de convivência entre humanos que reconhece talentos sem estereotipá-los com preconcebidas concepções sobre as representações de cada qual na comunidade política“, continuou.

No fim das palavras, além de homenagear familiares, amigos e autoridades presentes, a ministra voltou a enfatizar a importância da união das mulheres para que possam conquistar espaços de poder na sociedade.

Termino parafraseando a presidente do México em seu discurso de posse como chefe de Estado, Claudia Sheinbaum: Não cheguei sozinha, chegamos juntas. Porque quando sonhamos sós, só sonhamos, mas quando sonhamos juntas, fazemos história. E hoje, nós mulheres, estamos fazendo. Vamos sorrir!”
Elaborar uma reportagem jornalística, com título e subtítulo, a partir das informações abaixo:

A solenidade também marcou a posse do ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo como vice-presidente do STM. Ele, que transmitiu o cargo à nova presidente, ressaltou o significado histórico da ocasião e elogiou a trajetória de Maria Elizabeth Rocha, que integra a Corte há 18 anos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.