GPS Brasília comscore

TJDFT anula condenação da ativista Maria José Costa, ex-assessora do distrital Fábio Felix

Decisão destacou falta de provas e inconsistências em depoimentos que levaram à condenação da militante

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) anulou, nesta segunda-feira (10), a condenação de Maria José Costa Almeida, conhecida como Zezé, militante pelos direitos à moradia. A decisão, tomada pela Câmara Criminal, considerou que a condenação pelos crimes de extorsão e ameaça foi manifestamente contrária às provas apresentadas no processo.

A revisão criminal, solicitada pela defesa de Zezé, apontou falhas graves no processo que levaram à sua condenação anterior. Segundo os advogados, a decisão judicial baseou-se exclusivamente em depoimentos controversos e sem comprovação material, levantando questionamentos sobre a validade da sentença original.

Entre os principais pontos destacados na decisão do TJDFT está a ausência de evidências concretas que justificassem a condenação. De acordo com o processo, os depoimentos das supostas vítimas apresentaram versões conflitantes ao longo da investigação, o que levantou dúvidas sobre sua veracidade.

A defesa de Zezé alegou que as acusações partiram de opositores políticos e dissidentes do movimento pelo direito à moradia, do qual ela faz parte. “O que se observou foram testemunhos repletos de contradições e sem qualquer prova material que sustentasse a condenação”, ressaltou o desembargador relator Asiel Enrique de Sousa ao conceder a liminar favorável à anulação da sentença.

Com a decisão judicial, Maria José Costa deve reassumir sua posição como assessora parlamentar do Bloco PSol/PSB na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A anulação da condenação também gerou reações entre lideranças políticas e apoiadores.

O deputado distrital Fábio Felix (PSol-DF) celebrou a decisão e destacou o papel de Zezé na luta por moradia no DF.

Hoje é um dia de justiça. Zezé dedicou sua vida a ajudar milhares de famílias a conquistarem um direito fundamental. Infelizmente, sua atuação a tornou alvo de perseguição política. A comprovação de sua inocência é um passo importante para a Democracia”, afirmou o parlamentar.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.