Alexandra Gucci Zarini, herdeira da terceira geração da família Gucci, apresenta sua nova marca de luxo, AGCF, ao lado de seu marido, Josef Zarini. O nome da grife combina suas iniciais AG com Creative Framework – CF, conceito que destaca a fusão entre arte e responsabilidade social. Com peças sofisticadas e um forte compromisso com a sustentabilidade, a AGCF busca redefinir o luxo contemporâneo ao valorizar a herança artesanal e promover causas sociais, consolidando a visão de Alexandra para o futuro da moda.
“AGCF é mais do que apenas uma casa de moda”, disse Alexandra ao anunciar a nova marca. “Trata-se de luxo com propósito. Estamos criando uma estrutura criativa para promover mudanças significativas e impacto”, explicou sobre o conceito de Public Benefit Corporation.
Enquanto seu bisavô e avô foram fundamentais na construção da indústria de luxo no século XX, Alexandra Gucci Zarini busca redefinir o setor para o século XXI com um modelo de negócio inovador e socialmente responsável. Em vez de focar apenas na criação de produtos exclusivos e voltados para o lucro de grandes corporações, sua proposta se baseia em um capitalismo humanista, onde beleza, qualidade e impacto positivo caminham juntos. Com isso, Alexandra pretende transformar o conceito de luxo, tornando-o um agente de mudança e não apenas um símbolo de status.
Um dos pilares da marca é destinar 20% dos lucros para iniciativas beneficentes voltadas para mulheres jovens, crianças e causas ambientais. A decisão de reverter parte dos lucros não surpreende, já que antes de fundar sua empresa, ela criou a ONG Alexandra Gucci Children’s Foundation.
“Não estamos apenas construindo uma marca. Estamos construindo um movimento para tornar a indústria de luxo mais responsável e ética”, disse. “Queremos provar que os negócios podem ser uma força para o bem, que o luxo pode estar alinhado à responsabilidade e à ética e gerar um impacto positivo no mundo, por isso usamos o termo ‘luxo com propósito’”, conta a empresária.
Bolsas e joias
A AGCF foi oficialmente lançada em abril de 2024 com uma coleção principal de bolsas, muitas adornadas com o símbolo da marca, o elo Unità – que significa “unidade” em italiano –, com preços entre US$ 1,4 mil (R$ 8,2 mil) e US$ 2,9 mil (R$ 17 mil). A marca também oferece uma coleção de joias demi-fine com vermeil de ouro 18K sobre prata esterlina, algumas com diamantes cultivados em laboratório, quartzo fumê e pérolas Akoya japonesas, com preços entre US$ 200 (R$ 1,1 mil) e US$ 1,5 mil (R$ 8,8 mil).
A AGCF deu início às vendas online e inaugurou sua primeira boutique na icônica Rodeo Drive, em Beverly Hills, uma escolha simbólica em homenagem a Aldo Gucci, que, em 1968, foi um dos primeiros a levar o luxo à famosa avenida. Após sua estreia na Paris Fashion Week no último outono, a marca expandiu sua presença global ao fechar parcerias estratégicas com varejistas internacionais, incluindo a renomada rede japonesa Takashimaya, que passará a comercializar seus produtos em cinco unidades no Japão.