GPS Brasília comscore

Pintor italiano apresenta exposição Defeito de Identidade em Brasília

Lucio Salvatore traz ao Brasil obras para refletir sobre identidade, migração e deslocamento

A Galeria Karla Osorio e a Embaixada da Itália no Brasil apresentam, nesta terça-feira (11), a primeira exposição do artista italiano Lucio Salvatore em Brasília. Com curadoria de Marc Pottier, a mostra Defeito de Identidade reúne quase 40 obras inéditas, criadas nos últimos dois anos, e oferece ao público uma reflexão sobre questões de identidade, migração e deslocamento.

As pinturas de Salvatore expandem sua investigação sobre as dinâmicas políticas que moldam as percepções de pertencimento e exclusão. Composições densas e em camadas, as obras funcionam como declarações políticas e formas estéticas de resistência.

Brasília tem um papel importante dentro do assunto, já que é onde a identidade e questões de pertencimento são debatidas, além das tensões presentes nas pinturas de Salvatore.

O artista utiliza uma variedade de elementos visuais, como retratos de plantas, imagens históricas e contemporâneas, além de referências a obras de arte simbólicas. Esses fragmentos são reunidos de maneira a desafiar a simplificação das narrativas, questionando os mecanismos que determinam quem é considerado legítimo e quem é excluído.

A exposição é o terceiro movimento de um processo artístico iniciado em 2022 com a exposição Fluxo Gênico no Museu do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, que abordou as implicações históricas e ecológicas da migração, colonialismo e deslocamento de espécies. A série de pinturas em Brasília continua esse trabalho, ampliando a reflexão sobre as questões identitárias e os desafios enfrentados pelos migrantes em um cenário de crescente polarização política.

O Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, destacou a importância dessa exposição como parte das relações culturais entre Itália e Brasil, e afirmou que artistas como Lucio Salvatore representam uma nova geração de criadores.

Os dois países possuem conexões culturais extremamente sólidas e históricas. Muitos dos maiores artistas brasileiros têm ascendência italiana: Portinari, Volpi, Malfatti, Ceschiatti, Di Cavalcanti, só para citar alguns dos mais famosos“, afirmou Cortese.

Salvatore, em suas palavras, define suas pinturas como “um ato de resistência à banalização ideológica da realidade”, propondo um antidoto às narrativas identitárias que colocam o outro sempre numa posição de erro ou de inadequação. Ele se opõe a essa redução da complexidade humana, afirmando que a identidade é mutável e complexa, e que aqueles que não se conformam a ideologias ou não se encaixam em normas rígidas devem ter sua voz ouvida.

Serviço:

Exposição Defeito de Identidade, de Lucio Salvatore
Quando: de 11 de março até 23 de abril 
Visitação: de segunda a sexta, 9h- 18h30, sábados 9h-14h30
Onde: Galeria Karla Osorio, no Lago Sul
Entrada gratuita

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Conheça os lançamentos que estão transformando o ato de brindar …

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.