GPS Brasília comscore

Defesa de Bolsonaro pede que ação sobre tentativa de golpe seja levada ao plenário do STF

Ex-presidente, que é um dos 34 denunciados no processo, tinha até esta quinta-feira (6) para apresentar contraditório

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou sua manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (6), em resposta à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no contexto da tentativa de golpe de Estado de 8 de Janeiro.

No documento, os advogados de Bolsonaro pediram que o caso fosse levado ao plenário da Corte, ao invés de ser julgado de forma monocrática pelo ministro relator, Alexandre de Moraes, relator do inquérito

Bolsonaro, que é um dos 34 denunciados no processo, recebeu o prazo até esta quinta–feira para apresentar a defesa. Seus advogados haviam solicitado um prazo de 83 dias para elaborar os argumentos, alegando que esse foi o período utilizado pela PGR para formalizar a denúncia.

No entanto, a solicitação foi negada por Moraes, que manteve o prazo de 15 dias para a defesa. Os advogados também alegaram que não tiveram acesso integral aos documentos necessários, mas o ministro reforçou que todos os elementos de prova estão disponíveis para consulta.

O ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de diversos crimes, incluindo:

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de estado
  • Dano qualificado ao patrimônio da União, com prejuízo significativo para a vítima
  • Deterioração de patrimônio tombado

STF recebe primeiras defesas de acusados por tentativa de golpe; prazo termina nesta quinta (6)

Além de Bolsonaro, outros ex-ministros do governo também apresentaram suas defesas até o mesmo prazo. Entre os acusados estão os ex-ministros da Justiça e da Defesa, Anderson Torres e Augusto Heleno, respectivamente. O ex-ministro Walter Braga Netto, notificado um dia após os outros, tem até sexta-feira (7) para protocolar sua defesa.

Aos poucos, o STF começa a receber as defesas de outros denunciados pela PGR, com seis manifestos protocolados até o início da tarde de quinta-feira. Entre os investigados que já haviam apresentado seus argumentos estão o Coronel Bernardo Romão Corrêa Netto, o Tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior, o General Cleverson Magalhães e o Coronel Marcelo Câmara, entre outros.

O prazo final para a apresentação das defesas é às 23h59 de hoje. Após essa etapa, o ministro Alexandre de Moraes analisará os documentos apresentados e poderá solicitar um novo parecer da PGR.

Em seguida, o caso será encaminhado à Primeira Turma do STF, que decidirá se os denunciados se tornarão réus no processo.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.