GPS Brasília comscore

Após pedido da PGR, STF arquiva investigações contra Ibaneis por “omissão” no 8 de Janeiro

Decisão de Alexandre de Moraes concluiu que não houve elementos suficientes para prosseguir com o inquérito contra o governador

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu arquivar as investigações contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por suposta omissão nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

A decisão, tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, segue a recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que havia apontado a falta de fundamentos para o prosseguimento do inquérito.

Na análise oficial, a PGR afirmou que os elementos de prova coletados até o momento não sustentam uma acusação sólida contra o governador. Em um parecer, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que as diligências realizadas não trouxeram novos dados ou evidências que justificassem a continuidade do processo penal contra Ibaneis Rocha.

Esgotadas as diligências viáveis e sem outra linha investigatória idônea, os fatos relatados não revelam justa causa para prosseguir com a investigação“, declarou.

O ministro Alexandre de Moraes acatou a recomendação da PGR e determinou o arquivamento do inquérito em relação ao governador do DF.

A decisão foi baseada na análise de que não havia elementos suficientes para imputar qualquer responsabilidade de omissão por parte de Ibaneis Rocha nos eventos de 8 de Janeiro, os quais resultaram em ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília.

Apesar do arquivamento do inquérito contra o governador, as investigações seguem em relação a outros envolvidos. A PGR já denunciou o ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres  e o ex-secretário-adjunto da pasta Fernando de Souza Oliveira.

- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Decisão do STF

Agora, cabe ao STF decidir se os dois serão formalmente processados, juntamente com outras 32 pessoas denunciadas pelo Ministério Público.

Em 2023, o Ministério Público Federal (MPF) havia arquivado o inquérito civil que investigava possíveis atos de improbidade administrativa por parte de Ibaneis Rocha relacionados aos eventos de 8 de Janeiro.

O procurador da República Carlos Henrique Martins Lima afirmou que, “sob qualquer aspecto examinado”, as invasões e depredações não poderiam ser atribuídas ao governador do DF, conforme o parecer publicado em 1º de novembro de 2023.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI