GPS Brasília comscore

Perdeu documentos durante o Carnaval do DF? Saiba como recuperá-los e evitar fraudes

Para quem passou por esse problema, há caminhos práticos para minimizar transtornos e evitar possíveis clonagens

No finzinho da folia oficial, o Carnaval foi marcado por alegria e muita animação para os foliões brasilienses, mas também situações indesejadas, como a perda de documentos e objetos pessoais.

Para quem passou por esse problema, há caminhos práticos para minimizar transtornos e evitar possíveis fraudes.

A recomendação inicial para quem perdeu documentos ou foi vítima de furto é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O procedimento pode ser realizado presencialmente em uma delegacia ou por meio do portal online da Polícia Civil.

O registro, que também pode ser feito nas delegacias, de forma presencial, oficializa a perda, auxiliando na proteção contra fraudes e no pedido de segunda via dos documentos extraviados.

Segunda via de documentos

Após registrar o BO, o próximo passo é solicitar a reemissão dos documentos. O processo varia conforme a instituição responsável:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH): a solicitação deve ser feita junto ao Departamento de Trânsito (Detran-DF);
  • Carteira de Identidade: pode ser requisitada pelo site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF);
  • Título de Eleitor: deve ser solicitado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Ruben Sérgio Veloso, explica a importância do registro detalhado: “Quem achar um documento também pode entregá-lo numa delegacia móvel que está na Cidade Policial, na Torre de TV. Com a identificação em mão, os policiais conseguem contatar o dono e devolver.

A segurança pública no Carnaval deste ano foi reforçada, com mais de 5,7 mil profissionais atuando nas ruas. Como reflexo desse esforço, houve uma redução de 51% nos registros policiais em comparação ao ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

Para aqueles que perderam objetos em transporte público, o Metrô-DF disponibiliza um serviço de Achados e Perdidos. A consulta pode ser feita pelo aplicativo oficial, onde o usuário descreve o item perdido, a data aproximada e a estação onde acredita ter ocorrido a perda.

Se o objeto for localizado, ele poderá ser retirado no Posto de Achados e Perdidos mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Nossa orientação é acessar o aplicativo Metrô-DF e já informar a perda. Por lá, o usuário descreve o que foi perdido, as equipes do Metrô-DF buscam pelo objeto no sistema e o status da busca será atualizado no app, onde a pessoa recebe a notificação”, explica o superintendente de Operação do Metrô-DF, Renato Avelar.

Atendimento 24 horas

Durante o Carnaval, todas as 31 delegacias do DF operaram em regime de plantão, assim como as unidades especializadas, incluindo a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Para casos de flagrante, as Centrais de Flagrante também estiveram à disposição.

Com Agência Brasília

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.