GPS Brasília comscore

Prefeitura do Rio desapropriará casa onde foi filmado Ainda Estou Aqui para sediar Casa do Cinema Brasileiro

Imóvel na Urca, que serviu de cenário para o filme vencedor do Oscar, será aberto ao público e contará a história do cinema nacional

A casa localizada na Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que serviu como cenário principal para o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, será desapropriada pela Prefeitura do Rio. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) nesta segunda-feira (3), com a publicação do decreto em edição extra do Diário Oficial.

O imóvel será a nova sede da RioFilme, empresa pública voltada para a produção e distribuição audiovisual. O espaço também contará com um memorial em homenagem ao filme, onde o andar térreo será reconstruído para visitação pública, mantendo a ambientação original utilizada nas gravações.

“Nós já estávamos pensando nisso. Ainda vamos desenvolver o projeto a partir de agora”, afirmou Eduardo Paes.

Espaço será aberto ao público

Além de abrigar parte da estrutura administrativa da RioFilme, a casa na Urca se tornará um ponto turístico e cultural para os amantes do cinema. Segundo o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, a intenção é transformar o local em um espaço de referência sobre a participação do Brasil no Oscar.

“A gente já vinha pensando em adquirir a casa há alguns meses, mas estávamos aguardando pelo resultado do Oscar. A proposta é abrir o espaço ao público preservando os cenários das principais locações. E o espaço contará a história da participação do Brasil no Oscar”, explicou Cavaliere.

A Secretaria Municipal de Cultura também aposta no potencial turístico da iniciativa. O secretário Lucas Padilha destacou a localização privilegiada e o interesse crescente do público por locações de filmes.

“Não queremos transformar o local em um novo Museu da Imagem e do Som (MIS), mas em um espaço referência do cinema brasileiro. O valor cultural do espaço é inegável. E tem um grande potencial turístico. Fica em frente à murada da Urca e bem perto do Pão de Açúcar”, afirmou Padilha.

Valorização do cinema brasileiro

O decreto assinado pela prefeitura reconhece a importância do livro de Marcelo Rubens Paiva, que inspirou o longa-metragem, e ressalta o compromisso do município com a valorização da memória e da resistência democrática.

Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” teve como protagonista Fernanda Torres, que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz e foi indicada ao Oscar na mesma categoria. O sucesso do filme internacionalmente aumentou o interesse pelo imóvel, refletindo até mesmo no seu valor de mercado.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

Patologia chama a atenção após a divulgação do caso de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.