GPS Brasília comscore

MPDFT fiscaliza blocos e reforça campanha contra assédio no Carnaval de Brasília

Órgão promove ações nos eventos carnavalescos e distribui materiais informativos para conscientização dos foliões

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deu início à fiscalização dos blocos de Carnaval e à distribuição de materiais da campanha “Pediu pra Parar, Parou!”, que combate o assédio e incentiva o respeito durante as festividades. A primeira ação ocorreu na noite de sexta-feira (28), durante o evento Carnaval do Mané, realizado na Arena BRB Mané Garrincha, que reuniu um grande público para apresentações musicais.

As equipes do MPDFT acompanharam a movimentação, verificaram o cumprimento das normas e interagiram com os foliões para divulgar a campanha. Foram distribuídos bottons, leques, adesivos e máscaras com mensagens de combate ao assédio, recebidos de forma positiva pelo público.

“Nosso objetivo é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com segurança e respeito. A campanha ‘Pediu pra Parar, Parou!’ reafirma o compromisso do MPDFT em promover um Carnaval seguro e livre de assédio, incentivando a denúncia de qualquer forma de violência ou desrespeito”, destacou o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, coordenador das ações.

Blocos de rua

Nos próximos dias, o MPDFT seguirá com as fiscalizações e a distribuição de materiais nos três Territórios Folia de 2025:

  • Gran Folia, na Esplanada dos Ministérios
  • Setor Carnavalesco Sul
  • Plataforma da Diversidade, no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano

“Seguiremos com as fiscalizações em todos os territórios do Carnaval, distribuindo material informativo e orientando a população. Nosso papel é não apenas fiscalizar, mas também educar e incentivar o respeito mútuo”, reforçou Sabo.

A ação conta com a participação da promotora de Justiça Adalgiza Aguiar, coordenadora do Núcleo de Gênero, da promotora Camila Costa Britto, coordenadora do Nevesca (Núcleo de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), e da servidora Aline Gomes, da Ouvidoria.

Além do combate ao assédio, o MPDFT aderiu à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval, que tem como slogan “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”. A iniciativa alerta para temas como violência sexual, trabalho infantil e consumo de álcool por menores, além de incentivar a atualização vacinal e a notificação de desaparecimentos.

“A atuação do Ministério Público nas campanhas ‘Pediu pra Parar, Parou!’ e ‘Pule, Brinque e Cuide’ reforça que o Carnaval deve ser uma festa para todos, sem espaço para violência ou violações de direitos”, destacou a promotora Camila Costa Britto.

As denúncias de violações de direitos podem ser feitas pelos seguintes canais:

Disque 100
Ouvidoria do MPDFT – telefone 127 (ligação gratuita) ou formulário eletrônico no site do órgão
Polícias Civil, Militar ou Federal
Denúncias de crimes na internet – site new.safernet.org.br/denuncie

Veja a campanha:

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.