O Carnaval é um dos feriados nacionais que mais agita os aeroportos do País. Por esse motivo, o aumento no fluxo de passageiros cria um cenário ainda mais propício para atrasos e cancelamentos de voos, problemas com bagagens e outras questões.
A fim de evitar ao máximo a possível dor de cabeça com os imprevistos, torna-se importante saber os direitos dos viajantes e como agir nas situações. O GPS|Brasília separou alguns possíveis cenários e o que fazer em cada um deles. Confira:
Atrasos e cancelamentos de voos
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o direito à assistência varia de acordo com o tempo de espera:
- A partir de uma hora de atraso, a companhia deve oferecer acesso à comunicação (internet e telefone);
- A partir de duas horas, é obrigação da empresa fornecer alimentação;
- Em atrasos superiores a quatro horas, o passageiro tem direito à acomodação ou hospedagem (se necessário pernoite) e transporte até o local.
Ainda, em caso de cancelamento, o passageiro pode escolher entre reembolso integral, realocação em outro voo da mesma companhia (ou de outra, caso haja acordo) ou reagendamento para outra data. Mas fique atento: há variações nas regras de acordo com a empresa aérea e o país de origem.
Bagagem extraviada ou danificada
Se a mala não aparecer na esteira, o viajante deve registrar imediatamente uma reclamação no balcão da companhia aérea, preenchendo o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem). A empresa tem até sete dias para devolver a bagagem em voos nacionais e 21 dias para internacionais. Se não conseguir recuperar seus pertences, o passageiro tem direito a indenização.
Overbooking e mudanças de horário sem aviso
Quando ocorre overbooking, as empresas devem procurar voluntários para ceder seus lugares em troca de compensações. Se o passageiro for impedido de embarcar contra sua vontade, ele pode exigir realocação imediata ou reembolso.
Em relação às mudanças de horário ou rota sem aviso prévio, se a alteração for de mais de quatro horas, o passageiro tem direito a escolher entre reembolso, reacomodação em outro voo ou execução do serviço por outra modalidade de transporte.
Custos extras e tarifas ocultas
Para evitar taxas de bagagem, cobranças por marcação de assento e custos para alteração de voo, é essencial ler com atenção as regras tarifárias antes da compra, verificar políticas de bagagem e, sempre que possível, optar por utilizar cartões de crédito ou programas de fidelidade que oferecem benefícios como despacho gratuito.