O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou nesta terça-feira (25) que Paulo Uchôa Ribeiro Filho foi indicado para assumir o cargo de embaixador do Brasil na Arábia Saudita. Segundo a pasta, o governo saudita concedeu o agrément necessário para a nomeação do diplomata. Na tradução, o país aprovou a nomeação.
“O governo brasileiro informa, com satisfação, que o governo do Reino da Arábia Saudita concedeu agrément ao Embaixador Paulo Uchôa Ribeiro Filho como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil naquele país“, informou o Itamaraty em nota oficial.
Querido na cidade e pelo GPS|Brasília, Paulo Uchôa exerce, atualmente, a função de assessor internacional da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.
Sua experiência na diplomacia inclui o cargo de embaixador do Brasil na República Democrática do Congo, posição que ocupou entre 2013 e 2017.
Embora tenha recebido a aprovação do governo saudita, a nomeação do diplomata ainda precisa passar pelo crivo do Senado Federal, conforme previsto na Constituição.
Após a aprovação dos parlamentares, Uchôa poderá assumir oficialmente a representação brasileira no país árabe.