O Brasil está na lista dos dez países com maior número de construções sustentáveis certificadas pelo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) no mundo. Esta certificação, que reconhece construções ecológicas, é uma das mais adotadas globalmente. Na 9ª posição, o País tem 125 projetos de edifícios sustentáveis certificados.
A China lidera a lista, seguida por Canadá, Índia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, México, Hong Kong e Itália. A Turquia ficou em 10º lugar.
O ranking de 2024 foi divulgado pelo U.S. Green Building Council (USGBC) e reconhece países e regiões fora dos Estados Unidos com avanços importantes no design, construção e operação de edifícios que são saudáveis e ecologicamente responsáveis.
Para conquistar essa certificação, um projeto acumula pontos ao atender a requisitos e critérios relacionados a áreas como carbono, energia, água, resíduos, transporte, materiais, saúde e qualidade do ambiente interno. São quatro níveis de certificação, que varia de acordo com a quantidade de pontos acumulados: Certified (40-49 pontos), Silver (50-59 pontos), Gold (60-79 pontos) e Platinum (80+ pontos).
LEED v5
Além de figurar entre os dez países com mais construções verdes certificadas, o Brasil também se destaca por ser o local do primeiro projeto mundial a receber a certificação LEED v5.
A loja Portobello Jardim Social em Curitiba foi premiado com a nova versão do selo, que foca ainda mais em critérios para reduzir emissões de carbono, levando em conta tanto o carbono operacional (relacionado ao consumo de energia ao longo da vida útil do edifício) quanto o carbono incorporado (proveniente dos materiais e processos construtivos).