GPS Brasília comscore

Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil por descumprimento de decisões judiciais

Plataforma deverá indicar representante legal e cumprir ordens do Supremo para retomar operações

Relator do inquérito sobre fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão total e imediata da plataforma Rumble Inc no Brasil. A medida valerá até que a empresa cumpra todas as decisões judiciais expedidas pelo STF e apresente um representante legal no país.

A determinação ocorre em meio a uma disputa entre a plataforma e o STF. Moraes apontou que a Rumble tem sido usada para disseminar conteúdos extremistas e discursos de ódio.

Na decisão, Moraes destacou que a plataforma teve múltiplas oportunidades para regularizar sua situação, mas reiterou o descumprimento das ordens do Judiciário brasileiro. O ministro afirmou que a empresa tentou “instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras”.

“O periculum in mora [perigo da demora] consiste na manutenção e ampliação da instrumentalização da Rumble por meio da atuação de grupos extremistas e milícias digitais nas redes sociais, com massiva divulgação de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio, antidemocráticos”, afirmou o ministro.

A decisão também se baseia na recusa da plataforma em cumprir ordens de remoção de perfis, como o do blogueiro Allan dos Santos. Segundo Moraes, ele tem utilizado a rede para continuar divulgando conteúdos bloqueados anteriormente por ordem judicial, o que pode caracterizar crime de desobediência.

A Rumble, criada em 2013 pelo empresário canadense Chris Pavlovski, é considerada um espaço de atuação de grupos conservadores. Em 2023, a plataforma chegou a suspender suas atividades no Brasil após Moraes determinar a exclusão de perfis e conteúdos.

A empresa retomou as operações no início deste ano, mas voltou a desafiar as determinações do STF. Pavlovski usou as redes sociais para criticar o ministro e declarou que não cumpriria a decisão do Supremo.

“Recebemos mais uma ordem ilegal e sigilosa na noite passada, exigindo nosso cumprimento até amanhã à noite”, afirmou o CEO no X (antigo Twitter). “Você não tem autoridade sobre a Rumble aqui nos EUA, a menos que passe pelo governo dos Estados Unidos”, acrescentou.

Na última quarta-feira (19), a Rumble, em parceria com o grupo empresarial Trump Media & Technology Group (TMTG), do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, entrou com uma ação judicial contra Alexandre de Moraes, alegando que suas decisões violam a liberdade de expressão.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.