Na manhã desta quinta-feira (20), Brasília se despediu de dona Ada Ferrari de Carvalho, que, aos 103 anos, faleceu de causas naturais. Ex-primeira-dama do Maranhão, ela chegou na capital federal em 1973, onde construiu um legado de amor, fé e dedicação ao próximo. Mãe da paisagista Vânia Carvalho, sua única filha, Ada deixou quatro netos, nove bisnetos e uma trineta.
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, ela viveu a juventude no Maranhão, onde conheceu seu marido, José de Matos Carvalho, ex-governador do estado e ex-senador. Na década de 1970, mudou-se para Brasília, cidade na qual se tornou uma figura ativa na comunidade católica, frequentando a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul, e dedicando-se a ações sociais.
Mesmo com a idade avançada, era conhecida por ser cheia de vida e nunca deixar a elegância de lado. Em maio de 2024, foi ela quem entrou, na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, com as alianças para o casamento de sua neta Giovanna Adriano. No mesmo ano, teve o privilégio de conhecer sua primeira trineta, a Olívia, filha de sua bisneta Carolina Adriano.
Nas redes sociais, a família lamentou a perda de Ada e relembrou os momentos vividos, que ficarão para sempre na memória. “Minha vozinha amada, que Deus te receba de braços abertos”, escreveu Giovanna. “103 anos de alegria e amor à vida! Descanse em paz”, disse Fernando, um de seus bisnetos.
O GPS|Brasília se solidariza e presta seus sentimentos a toda a família.