GPS Brasília comscore

Adesivos para acne funcionam mesmo? Dermatologista explica tudo sobre o tratamento

Curativo é uma opção prática e simples para tratar certos tipos de acne

Com o avanço dos estudos na Medicina sobre cuidados com a pele, novos tratamentos vêm sendo descobertos a cada ano, o que impacta diretamente na rotina de cuidados essenciais com a pele. Uma das invenções mais recentes do universo de skincare são os adesivos para acne, ou patches, que ajudam a tratar as espinhas.

De acordo com a dermatologista Mariana Correa, esses curativos, que são aplicados diretamente sobre uma espinha, atuam de maneira superficial e isolada. “Ao cobrir a espinha totalmente, o adesivo protege a pele de bactérias e sujeira externas que podem entrar no poro e aumentar a inflamação”, explica a médica. 

Além de protegerem a área afetada, os patches evitam a piora da condição da espinha e também previnem que a pessoa as esprema, que pode causar manchas e aumentar as cicatrizes. “Como a ação dos adesivos é direcionada a espinhas pontuais e inflamadas, eles podem ser usados sempre que surgir uma espinha com pus, e não cravos”, observa.

Ela destaca, ainda, que, para pessoas com pele muito oleosa, os adesivos são uma boa opção para a rotina de skincare, pois ajudam a absorver o excesso de óleo e sebo, um dos principais fatores que causa o surgimento das espinhas.

Além disso, são uma boa alternativa pois costumam possuir ingredientes como ácido salicílico, hidrocoloide e niacinamida, que atuam para reduzir a inflamação, evitar manchas e cicatrizes, e também absorver a umidade da lesão.

O ácido salicílico atua na esfoliação da pele, melhorando os poros e ajudando a secar a espinha. O hidrocoloide consegue absorver os fluidos e o pus, o que acelera o processo de recuperação e ajuda a evitar cicatrizes. Já a niacinamida acalma a pele, reduz a vermelhidão e a inflamação associadas à acne e também ajuda a reduzir manchas”, explica a dermatologista.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por starface (@starface)

Para usar esses adesivos, é importante limpar e secar bem a área da espinha antes da aplicação do produto. Por serem mais discretos, eles podem ser usados durante o dia ou à noite. Caso você durma com o patch, é necessário retirá-los ao acordar, pois o período de aplicação varia, geralmente de seis a 12 horas. 

Se você usar o adesivo de manhã, não esqueça de usar protetor solar, mesmo com o adesivo”, ressalta Mariana. “Após retirá-lo, faça o uso de produtos adequados para o seu tipo de pele para acelerar a cicatrização e evitar o desenvolvimento de novas espinhas e outras formas de acne”, reforça.

Por fim, a médica alerta que, apesar de terem benefícios, os curativos não são totalmente suficientes para tratamentos contínuos de acne. Para casos mais graves, é importante associar outros tratamentos a partir da indicação de um profissional dermatologista de confiança.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.