GPS Brasília comscore

Lula defende Petrobras e responsabiliza ICMS e empresários por alta nos combustíveis

Presidente afirmou que população precisa ser informada sobre os reais responsáveis pelos aumentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa da Petrobras ao declarar, nesta segunda-feira (17), que, muitas vezes, a estatal não tem “culpa nenhuma” pelos aumentos nos preços dos combustíveis e que a população precisa ser informada sobre os verdadeiros responsáveis pelos reajustes.

A fala ocorreu durante uma cerimônia de anúncio de investimentos na frota naval do sistema Petrobras em Angra dos Reis (RJ).

Lula destacou que o litro da gasolina sai da Petrobras por aproximadamente R$ 3, mas chega aos consumidores por cerca de R$ 6,50 nos postos. Segundo ele, o mesmo acontece com o diesel e o gás de cozinha.

Depende do ICMS que é cobrado. O povo paga o triplo do preço que sai da Petrobras. É importante informar a população disso, para o povo saber quem xingar na hora que aumenta, para o povo saber quem é o filha da mãe disso”, afirmou.

Lula também aproveitou a ocasião para criticar a Operação Lava Jato, que investigou contratos da Petrobras e levou à sua prisão em 2018.

Hoje todos vocês têm consciência que o que estava em jogo naquele momento era a destruição da indústria de engenharia deste país e a tentativa de destruir a Petrobras criando a imagem negativa da Petrobras no mundo“, afirmou.

Venda direta 

Lula criticou a atuação de empresas intermediárias no setor de combustíveis e defendeu a venda direta dos produtos ao consumidor. “Se a gente puder vender direto a gasolina, o gás, porque, no fundo, no fundo, ele [o consumidor] é assaltado pelo intermediário. Ele é assaltado. E a fama fica nas costas do governo“, declarou.

O presidente também sugeriu que a Petrobras tome medidas para facilitar a comercialização direta de combustíveis. “Eu acho que a Petrobras tem que tomar uma atitude, sobretudo óleo diesel, você já falou comigo uma vez [Magda], a gente precisa vender para os grandes consumidores direto, se puder comprar direto, para que a gente possa baratear o preço“, disse.

Durante o evento, Lula afirmou que a Petrobras precisa ser “levada a sério” para evitar possíveis tentativas de privatização por futuros governos. O presidente argumentou que eleitores devem apoiar candidatos que defendam a estatal. “Não tem empresa no mundo mais eficiente que a Petrobras”, disse.

Em tom descontraído, o presidente brincou ao reforçar seu apoio à estatal. “Eu bebo outro álcool, a gasolina não”, comentou.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.