O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), oficializou nesta terça-feira (11) a recriação da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, com o objetivo de reforçar a articulação entre o DF e os 33 municípios vizinhos em áreas essenciais, como saúde e transporte. A pasta, que anteriormente se chamava Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana, será comandada pelo advogado Cristian Viana.
A medida busca atender uma população de 4,5 milhões de pessoas que circulam entre o DF, Goiás e Minas Gerais, seja para morar, trabalhar ou visitar. “Integração é a palavra. É no caminho da integração que a secretaria está sendo criada. Temos muito a trabalhar”, destacou.
Durante o ato solene, o governador ressaltou a relevância da integração regional, citando projetos como o Sistema Produtor Corumbá, que garante o abastecimento de água para o DF e Goiás, e obras de mobilidade como a pavimentação das estradas VC-383 e VC-379, entre o Gama e Santo Antônio do Descoberto (GO).
“O impacto sobre as políticas públicas dos municípios do estado de Goiás e do Distrito Federal precisam ser compartilhadas. A criação da secretaria é um ato de responsabilidade com os 1,5 milhão de habitantes do Entorno e com os 3 milhões de habitantes do Distrito Federal“, afirmou.
Novo secretário
Novo titular da Secretaria do Entorno, Cristian Viana afirmou que o foco inicial será a melhoria do transporte público. “O nosso principal desafio é a discussão da tarifa intermunicipal. Há um clamor da população neste sentido para facilitar o transporte e deslocamento“, explicou.
Diariamente, cerca de 175 mil passageiros utilizam as mais de 400 linhas de ônibus que conectam o Entorno ao DF, reforçando a necessidade de uma gestão integrada. O governador Ibaneis Rocha anunciou que se reunirá na próxima semana com secretários de governo e prefeitos para tratar do tema.
Saúde
Na área da saúde, o DF desempenha um papel importante para os 33 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). Entre janeiro e setembro de 2024, a rede de saúde do DF realizou 36,3 mil internações hospitalares de pacientes da Ride, o que representa 48,5% do total da região.
Além disso, 71% dos partos e puerpérios da Ride-DF foram realizados nos hospitais do DF, enquanto 92% das internações no período perinatal também ocorreram na capital. O DF também se destacou na realização de procedimentos de alta complexidade: foram 78,4 mil até setembro de 2024, incluindo 46,7% dos tratamentos oncológicos, 72,2% dos cateterismos cardíacos e 40,3% dos exames de imagem para moradores do Entorno.