GPS Brasília comscore

Dólar fecha em leve queda após oscilações e ameaças comerciais de Trump

Bolsa de valores sobe, impulsionada por ações de grandes empresas, apesar das tensões internacionais

O dólar encerrou esta segunda-feira (10) com uma leve desvalorização frente ao real, após um dia marcado por instabilidade no mercado financeiro. A moeda norte-americana foi cotada a R$ 5,78, com recuo de 0,13%, após atingir R$ 5,82 durante a manhã.

As oscilações no câmbio foram influenciadas por novas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, no domingo (9), declarou que pretende aumentar tarifas de importação sobre produtos como aço e alumínio. “Se confirmada, a medida afetaria diretamente o mercado brasileiro”, destacaram analistas.

Apesar das ameaças, a Bolsa de Valores brasileira (B3) fechou em alta. O índice Ibovespa subiu 0,76%, alcançando 125.571 pontos às 18h. No pico do dia, por volta das 10h30, o índice chegou a 126.360 pontos, impulsionado pelo bom desempenho de ações de empresas como Petrobras, Vale, Itaú, Bradesco e Ambev.

Durante seu primeiro mandato (2017-2021), Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, o que gerou preocupação no setor siderúrgico brasileiro. O Instituto Aço Brasil chegou a alertar que a sobretaxa poderia causar o desligamento de fornos e demissões no setor. Posteriormente, o governo americano concedeu cotas com isenções a países como Canadá, México, União Europeia e Reino Unido.

Em janeiro, os principais fornecedores de aço para os Estados Unidos foram o Canadá, Brasil, México, Coreia do Sul e Alemanha. O Canadá também lidera as exportações de alumínio para o mercado americano.

 

Veja também

A saúde mental impacta diretamente o corpo por meio de …

A direção de Halina Reijn, que é também a roteirista, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI